INESC TEC participou no Ciência 2022

Construir o futuro com a ciência. Foi este o mote do Ciência 2022 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que teve lugar de 16 a 18 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. Além de contar com a presença de investigadores, empresários, decisores políticos, estudantes e professores, este evento serviu também de palco à comemoração dos 25 anos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), instituição dedicada à gestão e financiamento da ciência portuguesa.

Ao longo dos três dias foi possível assistir a diferentes tipos de sessões, de plenárias a temáticas, comunicações sobre diversos temas e ainda visitar um espaço destinado a demonstrações e pósteres científicos. Este ano o país convidado foi o Egito, que participou ativamente no programa, com o objetivo de destacar o intercâmbio e a forte cooperação científica existente entre os dois países.

INESC TEC integrou sessões sobre saúde e indústria

No dia 18 de maio, no âmbito da sessão temática “Saúde – Diagnóstico e Terapêutica”, Tânia Pereira, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), apresentou a comunicação “LuCaS: Non-invasive method for lung cancer characterization”, sobre um projeto dedicado ao auxílio tecnológico na análise e diagnóstico do cancro do pulmão.

No mesmo dia, mas no momento dedicado a “Indústria e Inovação”, Paula Viana, também do CTM, apresentou a comunicação “AI-Powered Content Creation”, um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto FotoInMotion, que introduz a utilização de técnicas de inteligência artificial com o objetivo transformar uma fotografia num pequeno videoclipe.

 

UT Austin Portugal organizou workshop sobre energia

No que diz respeito ao trabalho da FCT com universidades internacionais, o programa UT Austin Portugal organizou uma sessão própria, que decorreu no dia 16 de maio, intitulada “UT Austin Portugal – The Program’s Footprint in Energy Transition”, que contou, entre outros participantes, com José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC/Diretor do Programa UT Austin Portugal) e Luís Seca (Membro do Conselho de Administração INESC TEC).

O legado de José Mariano Gago

No dia 16 de maio, data de nascimento de José Mariano Gago, foi ainda assinalado o Dia Nacional dos Cientistas, uma comemoração integrada na conferência “Caminhos do Conhecimento”, que visa celebrar e reconhecer a contribuição da comunidade científica para o avanço do conhecimento e progresso da sociedade. Esta iniciativa incluiu momentos musicais, intervenções de investigadores e um jantar comemorativo.

O Ciência 2022 contou com 2700 participantes presenciais e 4300 online.  A transmissão online das sessões plenárias permanece disponível para visualização através do site do evento.

Este encontro é promovido anualmente pela FCT, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e ao P.Porto-ISEP.

 

Fotos: Encontro Ciência 2022

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal