INESC TEC recebe “Best Conference Paper Award” no Vietnam

“Model Predictive Power Allocation for Hybrid Battery Balancing Systems” é o nome do artigo científico premiado na conferência “IEEE Vehicular Power and Propulsion 2019” (IEEEVPPC’2019), desenvolvido por Rui Araújo, investigador do INESC TEC, e por Ricardo Castro, investigador da DLR Institute of System Dynamics and Control. A Conferência teve lugar em Hanoi, Vietnam, entre os dias 14 e 17 de outubro.

Foi no âmbito da conferência organizada pela Universidade de Ciências e Tecnologia de Hanoi, no Vietnam, e com foco nas baterias de veículos elétricos, que a cooperação internacional entre o INESC TEC e o DLR Institute of System Dynamics and Control (Alemanha), culminou no reconhecimento da comunidade científica Internacional.

Rui Araújo, do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC (CPES), explica o que motivou este trabalho, focado na mitigação de desequilíbrios de baterias de veículos elétricos: “As baterias são compostas por um grande número de células colocadas em série, propensas a desequilíbrios de capacidade, de temperaturas e de envelhecimento, limitando o fornecimento de potência”.

Neste sentido, os investigadores desenvolveram uma nova classe de sistemas de balanceamento para baterias. Estes sistemas, designados por “balanceamento de bateria híbrido”, são capazes de equalizar, em simultâneo, a capacidade e a temperatura da bateria.

O investigator do INESC TEC mencionado na notícia tem também vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal