INESC TEC recebe delegação de empresários brasileiros com interesse nas áreas da Energia e do Mar

O INESC TEC recebeu uma comitiva composta por mais de uma dezena de representantes de empresas brasileiras, acompanhados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com interesses, sobretudo, nas áreas da energia e do mar.

A delegação, que viajou para Portugal no âmbito da visita do Presidente da República do Brasil, Lula da Silva, visitou o INESC TEC no âmbito do Fórum Empresarial Portugal-Brasil, cujo principal objetivo é reforçar as relações e parcerias entre entidades Portuguesas e Brasileiras, tinha interesse em conhecer o trabalho desenvolvido no INESC TEC, tendo em conta a forma como a instituição atua, de forma ativa, nas áreas de Inovação e I&D em muitos dos domínios explorados no Fórum.

A visita contou uma sessão de boas-vindas e de apresentação do INESC TEC, por parte do Presidente do Conselho de Administração, José Manuel Mendonça, a apresentação do Centro de Sistemas de Energia (CPES), por parte de Luís Seca, Administrador Executivo, uma sessão de apresentação das empresas brasileiras. Seguiu-se depois uma mostra de tecnologias made-in INESC TEC nos domínios da Energia e Mar, conduzidas por Luis Seca e por Aníbal Matos, Administrador, que também esteve presente.

Segundo José Manuel Mendonça, “ficou bem expresso o interesse dos empresários brasileiros que nos visitaram nas competências do INESC TEC, de um modo geral, tendo sido aprofundados algumas questões pertinentes na área de energia. Foi muito apreciada e capacidade do INESC TEC em montar projetos em que a multi- e a inter-disciplinaridade sejam requisitos centrais, bem como a possibilidade de se desenvolverem contratos diretos de I&D para responder às necessidades de muitas destas empresas”.

Vladimiro Miranda, Presidente do INESC P&D Brasil esteve também presente e apresentou diversos exemplos de projetos em cooperação entre o INESC P&D Brasil e o INESC TEC, reforçando o benefício da articulação entre as duas instituições para responder às necessidades das empresas brasileiras.

Este é para Carlos Pinho, Business Developer do TEC4SEA do INESC TEC, um dos resultados mais relevantes deste encontro, que refere que “o INESC TEC colabora ativamente com entidades brasileiras, tendo inclusivamente criado o INESC P&D Brasil. Com esta visita, abriram-se novas oportunidades de colaboração direta entre o INESC TEC, o INESC P&D Brasil, e várias entidades brasileiras, sendo a aproximação à AICEP e à ApexBrasil benéfica no alargamento das entidades que podem trazer novas oportunidades de cooperação institucional”, concluiu.

Esta iniciativa contou também, por parte do INESC TEC, com Andreia Passos, Responsável do Serviço de Relações Internacionais, e Bernardo Silva, Responsável de Área do CPES.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal