INESC TEC recebe Escola Superior de Media Artes e Design

Representantes da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto visitaram o INESC TEC, no dia 4 de fevereiro, e tiveram a oportunidade de conhecer a investigação desenvolvida pelo Instituto em áreas como comunicação, design, ambientes imersivos, user experience, multimédia e design de produto. A visita permitiu ainda explorar possibilidades de colaboração entre as duas organizações.

A comitiva foi recebida por José Manuel Mendonça e João Claro, Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, que apresentaram a instituição nas suas diversas vertentes de investigação e inovação, bem como algumas métricas de produção científica e valorização do conhecimento tais como o número de publicações, projetos aprovados, financiamento captado e start-ups criadas.

Em representação de três centros, Ademar Aguiar, coordenador do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE), Paula Viana, responsável de área do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e César Toscano, responsável de projeto do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), deram a conhecer o trabalho desenvolvido em cada uma das estruturas, explorando possíveis oportunidades de colaboração com a ESMAD para parcerias de investigação.

Olívia Marques da Silva, Presidente da Escola Superior, apresentou igualmente a atuação da ESMAD, com destaque para potenciais pontos de contacto com o INESC TEC, tendo sido expostas as valências existentes nas áreas de fotografia, design de comunicação e de produto, e em diversas áreas de produção multimédia incluindo ambientes imersivos, jogos, cinema, vídeo, documentário e animação. Marcaram ainda presença na visita, por parte do INESC TEC, Gabriel David, Administrador Executivo, Artur Pimenta Alves, Diretor Associado, e Rui Rodrigues, Investigador Sénior no HumanISE, e por parte da ESMAD, José Quinta Ferreira e João Azevedo, Vice-Presidentes, Horácio Marques, Diretor da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD), bem como Filipe Lopes, Luís Leite, Teresa Terroso e Vítor Quelhas.

Às apresentações seguiu-se um período de discussão em que ficaram bem aparentes as possibilidades de colaboração em investigação, tendo sido afirmado que, para projetos na área das artes, a inclusão conjunta das valências tecnológicas do INESC TEC e das valências artísticas da ESMAD, será uma oportunidade a explorar. As colaborações, no imediato, deverão resultar da aproximação direta dos investigadores de ambas as instituições na identificação de projetos de interesse comum. Foi igualmente referida a disponibilidade e interesse do INESC TEC no acolhimento de trabalhos de estudantes dos vários níveis de ensino, nas áreas abrangidas pela ESMAD.

Esta visita, seguiu-se a uma anterior às instalações da ESMAD, em Vila do Conde, com a presença de João Claro, Gabriel David e Artur Pimenta Alves, e que teve como objetivo o de conhecer as excelentes infraestruturas daquela escola, onde visou a apresentação das áreas afins do INESC TEC para assim permitir explorar as possibilidades de colaboração entre as duas organizações.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal