INESC TEC reforça compromisso para com a Igualdade de Género

Apresentação do Plano para a Igualdade de Género

São 57 medidas concretas para alcançar a “igualdade de tratamento e de oportunidades entre pessoas de ambos os sexos no INESC TEC, e melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de todos/todas os/as colaboradores/colaboradoras do Instituto” que constam no Plano de Ação apresentado pela Comissão para a Diversidade e Inclusão (D&I) do INESC TEC.

Foi no dia 14 de julho que a Comissão para a Diversidade e Inclusão (D&I) do INESC TEC apresentou o Plano para a Igualdade de Género 2022-2026, numa sessão que decorreu online. O documento tem como objetivo promover boas práticas no âmbito da igualdade de género, a fim de atingir os objetivos definidos pela instituição nesta matéria.

Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer aos membros da comunidade INESC TEC o Plano para a igualdade de Género, elaborado e proposto pela Comissão e aprovado formalmente pelo Conselho de Administração, constituindo um compromisso assumido publicamente para com a igualdade de género.

“Contudo, o Plano para a Igualdade de Género é, simultaneamente, um objetivo e uma responsabilidade comum a toda a comunidade INESC TEC. Por conseguinte, alcançar a igualdade de género no INESC TEC será um processo de transformação transversal, para o qual toda a gente deve contribuir diariamente: em cada processo, política, mensagem, escolha e oportunidade. O Plano de Igualdade de Género orientará e servirá este propósito”, referiu Graça Barbosa, administradora executiva responsável pelo pelouro da D&I no Conselho de Administração.

Segundo Beatriz Oliveira, coordenadora da Comissão D&I, “a discussão que se seguiu à apresentação do Plano foi muito interessante, pois demonstrou que há vontade e interesse na comunidade INESC TEC em trabalhar este tema. E, de facto, a igualdade de género deve ser responsabilidade de cada centro e serviço, e de cada pessoa. Só desta forma poderemos ver resultados das propostas apresentadas hoje”.

A apresentação do Plano para a Igualdade de Género decorreu online

Iniciativa Women in STEM

Com vista a trazer para a discussão a importância da representação das mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o INESC TEC organizou o evento Women in STEM, a 6 de julho.

O evento contou com as keynote speakers Ana Freitas (AMONET – Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas) e Melyssa Fratkin (TACC – Texas Advanced Computing Center), com a intervenção de Graça Barbosa (Administradora Executiva do INESC TEC) e com a moderação de Sheila Góis Habib, tendo sido um espaço para discutir e explorar tópicos de relevo nesta dimensão.

“A iniciativa permitiu concluir que, apesar de existirem mulheres nas STEM a ocupar cargos de relevo, e a serem bem-sucedidas, há ainda muito trabalho a fazer para atingir o equilíbrio na igualdade de direitos e oportunidades nestas áreas”, referiu Tiago Gonçalves, investigador INESC TEC e membro da Comissão para a Diversidade e Inclusão (D&I).

“Uma das missões da Comissão é a sensibilização da comunidade para este tipo de questões, sendo que a partilha de informação e conhecimento é essencial para que as pessoas criem empatia e compreendam certos temas. Mais, e tendo sido um esforço coordenação entre a Comissão, o Serviço de Relações Internacionais (SRI) e o Serviço de Comunicação (SCOM) do INESC TEC, poderemos concluir que este tipo de sinergias irá facilitar o trabalho de implementação de diversas medidas futuras”, concluiu o investigador.

Women in STEM – um evento organizado pelo INESC TEC

A Comissão para a Diversidade e Inclusão

A Comissão para a D&I foi criada pelo Conselho de Administração do INESC TEC em setembro de 2021, após a apresentação do Relatório do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género + Diversidade e Inclusão, que teve lugar a 15 de julho de 2021. A Comissão tem como principal missão propor e implementar um programa de D&I, tendo a igualdade de género como uma preocupação prioritária.

Este órgão é presidido por Beatriz Oliveira e composta atualmente por Ana Lopes, Tiago Silva e Tiago Gonçalves, tendo contado também com Nuno Moniz e Sheila Góis Habib no decorrer do último ano.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal