Submarino INESC TEC “voa” até Cabo Verde para evento sobre transição energética

O INESC TEC participou na Feira Internacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética (FIEREE) de Cabo Verde, naquela que foi a sua quarta edição. Sob o lema “Por uma transição justa e sustentável”, a FIEREE 2023 decorreu na Cidade da Praia (Ilha de Santiago), de 12 a 14 de outubro. Até Cabo Verde viajou um veículo submarino autónomo do INESC TEC, o MARES, assim como três investigadores que representaram a instituição na mostra tecnológica e também num dos painéis de discussão.

A presença do INESC TEC nesta feira representa mais um passo da instituição no que diz respeito à estratégia de internacionalização. “Há um interesse e estão a decorrer uma série de conversas com o objetivo de criarmos um living lab ligado às redes inteligentes, integração de renováveis e mobilidade elétrica em Cabo Verde”, explica Vladimiro Miranda, diretor associado do INESC TEC.

A exibição do submarino MARES na FIEREE reforçou a associação do INESC TEC às energias oceânicas e exploração do mar. Em paralelo, três protótipos de carregadores de veículos elétricos, desenvolvidos pela instituição, estão a caminho de Cabo Verde para que os parceiros do INESC TEC naquele país possam desenvolver ações de capacitação de recursos humanos, bem como de teste e demonstração.

O MARES foi exibido na mostra tecnológica como exemplo das capacidades que o INESC TEC pode mobilizar para Cabo Verde. É um veículo modular, facilmente reconfigurável, que transporta diferentes sensores, desde vídeo, fotografia, sonar, magnetómetro a ruído acústico. Este submarino autónomo permite o registo de informação subaquática, de forma automatizada, ao longo de um percurso pré-programado. Com uma autonomia para cerca de 10 horas e 100 km, estes veículos podem ser configurados para operar em águas costeiras ou profundas. Entre as áreas de aplicação do MARES estão a batimetria de fundos subaquáticos, a monitorização de infraestruturas submersas, a análise de impacto ambiental ou a inspeção de estruturas oceânicas, como é o caso das eólicas offshore.

Justino Rodrigues e Nuno Cruz, investigadores do INESC TEC, estiveram presentes nos três dias da feira, a representar o INESC TEC no stand. Já Vladimiro Miranda participou também num painel sobre mobilidade elétrica, no âmbito do “ECOWAS Sustainable Energy Forum” (ESEF). O ESEF é um dos maiores eventos da região da CEDEAO (África Ocidental) e é iniciativa do CEREEC – Centro para as Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, para apoiar investimentos em energia sustentável ancorados em políticas ambiciosas pelos Estados Membros da África Ocidental. A organização do ESEF 2023 foi neste ano atribuída ao Governo de Cabo Verde, que convidou Vladimiro Miranda para integrar as discussões.

Vladimiro Miranda e o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, trocam ideias sobre estreitamento da cooperação do INESC TEC com Cabo Verde, nas temáticas da integração de renováveis, mobilidade elétrica e energias e exploração oceânicas, na companhia do Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, e de Justino Rodrigues, do INESC TEC.

Vladimiro Miranda e Nuno Cruz tiveram ainda reuniões na DNICE – Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia, onde foi aprofundada a discussão sobre a colaboração do INESC TEC com o Governo de Cabo Verde nas temáticas das energias on-shore e off-shore.

A FIEREE contou com quase uma centena de expositores, nacionais e estrangeiros. Foi a primeira vez que o INESC TEC participou como expositor.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal