O robô Modular-E do INESC TEC foi distinguido com o Prémio Inovação Agricultura 2024, no valor de 10 mil euros. Esta iniciativa da Timac Agro, que contou com o jornal Expresso e a SIC Notícias como media partners, tinha como objetivo promover um novo prémio de inovação no setor. Qualquer projeto de investigação na área agrícola com aplicação real, casos concretos identificados e documentados podiam concorrer. O galardão foi entregue a 26 de novembro, numa cerimónia que decorreu em Lisboa.
Não é a primeira vez que o Modular-E, desenvolvido numa das infraestruturas laboratoriais do INESC TEC – o Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente (TRIBE LAB) -, é galardoado. Também em 2024, mas em abril, o robô do INESC TEC tinha conquistado o segundo lugar na categoria “Best World FIRA Robot”, no principal evento internacional de robótica agrícola e soluções autónomas, o FIRA (Fórum Mundial de Robótica Agrícola).
Mas o que faz o Modular-E? “É um robô que vai tratar das vinhas de uma forma muito precisa”, quem o disse na cerimónia de entrega do Prémio Inovação Agricultura foi Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC, e um dos três elementos da equipa do instituto que foi receber este reconhecimento, juntamente com André Aguiar e Luís Carlos Santos.
De facto, o robô do INESC TEC – que surge em 2018, tem vindo a ser estendido com mais funcionalidades e a ser testado em contexto real, em particular nos projetos Novaterra (projeto H2020) e Vine&Wines (Agendas mobilizadoras do PRR) -, permite a fertilização, gestão do coberto vegetal e pulverização de precisão em contextos de vinha de encosta. “Esta é uma forma de reduzir custos operacionais, executar práticas culturais atempadas e aumentar a flexibilidade das operações”, conclui Filipe Neves dos Santos.
Saiba mais sobre os restantes vencedores aqui.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.