Robô agrícola e tecnologia INESC TEC reconhecidos além-fronteiras

“Temos dos melhores robôs do mundo” não é publicidade, mas um reconhecimento internacional alcançado recentemente pelo INESC TEC. A instituição participou no FIRA – Fórum Mundial de Robótica Agrícola, o principal evento internacional de robótica agrícola e soluções autónomas, e alcançou o segundo lugar na categoria “Best World FIRA Robot” com o robô Modular-E. Para além disso, os nossos investigadores conquistaram também um segundo lugar na Competição “Hackathon GDRA”, com um prémio de 2500€, que teve como desafio o desenvolvimento de algoritmos para desvio de obstáculos.

 

O Modular-E, desenvolvido no Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente (TRIBE) do INESC TEC, é um robô modular autónomo de custo otimizado, que pode transportar várias ferramentas capazes de realizarem diferentes tarefas, individualmente ou em simultâneo e com altos níveis de precisão. Equipado com sistemas de navegação avançada, este é capaz de planear trajetórias seguras, considerando o centro de massa do robô e do declive do terreno, e é capaz de localizar-se mesmo na ausência de sinal GNSS. Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC, explica o que torna este robô tão especial.

“A versão do Modular-E com um fertilizador de taxa variável, é um protótipo da agenda PRR Vine&Wine. Está equipado com vários sensores, incluindo câmaras, sensores LIDAR e antenas GNSS, que lhe permite ter uma perceção detalhada do ambiente. Os dados destes sensores são essenciais para os sistemas de navegação, mas também permitem alimentar os sistemas de apoio à decisão. Para além disso, no âmbito do projeto NOVATERRA, foi criada uma alfaia compatível com o Modular-E para apoiar as atividades de controlo da vegetação, reduzindo custos e impactos ambientais”, explica o investigador Filipe Neves dos Santos.

O World FIRA inclui demonstrações no terreno, uma zona de exposição, conferências e apresentações de projetos de investigação e educação. “Este é o local onde se encontram as soluções de robótica agrícola mais inovadoras, pelo que este reconhecimento é muito importante para o INESC TEC. Além disso, é um espaço que nos permite interagir com especialistas e discutir os desafios e necessidades do mercado”, acrescenta.

Ambas as vitórias destacam não apenas a tecnologia desenvolvida no INESC TEC como todo o trabalho que os investigadores têm vindo a fazer, assente na criatividade e a eficiência na resolução de problemas. Esta será ainda uma oportunidade para aumentar o interesse de potenciais investidores, abrindo portas para oportunidades comerciais e de financiamento.

Para além do robô Modular-E, também o robô WETA do projeto SCORPION, participou no evento.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal