Investigação INESC TEC distinguida pela Secção Portuguesa do IEEE

A Secção Portuguesa do IEEE distinguiu João Fonseca, investigador do INESC TEC, pelo desenvolvimento de modelos de inteligência artificial para prever a mortalidade em pacientes que sofreram traumatismo craniano. Este trabalho, que foi o primeiro a usar modelos de aprendizagem para estudo de pacientes adultos, foi distinguido com o galardão “IEEE Outstanding MSc Thesis Award”.

O trabalho “AI-Based Models to Predict the Traumatic Brain Injury Outcome”, realizado pelo investigador João Fonseca, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, propõe um conjunto de sistemas de apoio à decisão clínica dos médicos para um grupo específico de pacientes que sofreram de traumatismo craniano.

“O trabalho desenvolvido representa o primeiro estudo para pacientes jovens e crianças, que representam um desafio adicional dado o desenvolvimento associado ao crescimento que acontece também ao nível do crânio”, afirma João Fonseca. “A população de pacientes adultos também foi estudada e, nesse caso, foi a primeira vez que modelos de aprendizagem, foram usados para este tipo de problema”, acrescentar o investigador.

Em concreto, os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento de modelos de aprendizagem pode auxiliar os clínicos em momentos decisivos e de necessidade de rápida resposta, como é o caso dos pacientes com traumatismo craniano.

Esta distinção da Secção Portuguesa do IEEE tem como objetivo distinguir as melhores dissertações de mestrado realizadas em instituições de ensino superior portuguesas.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal