Investigação INESC TEC selecionada para edição comemorativa de revista internacional

O trabalho de investigação The pallet loading problem: a review of solution methods and computational experiments, da autoria de Elsa Silva e José Fernando Oliveira, investigadores do INESC TEC, e de Gerhard Wäscher, Professor na Universidade Otto-von-Guericke, em Magdeburg, Alemanha, foi um dos 30 artigos selecionados para figurar na edição que assinala o 30º aniversário da revista International Transactions in Operational Research (ITOR).

Considerado um dos 30 artigos representativos e influentes na história da ITOR, o trabalho de investigação debruçou-se sobre o problema de carregamento de paletes, apresentando uma revisão dos métodos de solução. “O objetivo foi determinar a disposição de caixas retangulares idênticas numa única palete retangular, de modo a maximizar a utilização do espaço. Foram fornecidos detalhes teóricos sobre o problema e realizada uma análise exaustiva de instâncias de referência na literatura utilizadas nos testes computacionais para avaliar diferentes abordagens de solução e desempenho”, explica Elsa Silva.

Segundo a investigadora do INESC TEC, a análise permitiu identificar “quais as instâncias do problema mais desafiantes, ainda não resolvidas de forma satisfatória na literatura, e quais as linhas de investigação a seguir”. O trabalho, que foi desenvolvido no âmbito do projeto CPackBenchFrame, potenciou “uma forte linha de investigação e de transferência de tecnologia”, que se materializou em projetos como o CrossLOG, promovido em conjunto com a empresa JPM Industry, ou as recém-aprovadas agendas mobilizadoras ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Produtech R3 e o projeto CIBELE.

“Ficamos muito orgulhosos quando soubemos que o nosso artigo foi selecionado como um dos 30 artigos representativos e influentes na história desta prestigiada revista. Esta seleção entre milhares de artigos publicados nos últimos 30 anos atesta a relevância e o impacto da nossa contribuição científica para a área da Investigação Operacional”, reforça Elsa Silva, recordando que o artigo já havia, em 2019, conquistado o segundo lugar no prémio IFORS/ITOR/Wiley Best Paper Awards na categoria de surveys e tutoriais. “É uma honra fazer parte desta lista, e estamos entusiasmados com a possibilidade de que nosso trabalho possa continuar a influenciar futura investigação”, conclui a investigadora.

Recorde-se que a edição comemorativa dos 30 anos da ITOR integra um outro artigo com chancela INESC TEC. O artigo Operations Research in Healthcare: a survey, da autoria de Ana Viana, investigadora do INESC TEC, identifica as principais contribuições relacionadas com otimização de problemas na área da saúde entre final dos anos 1990 e 2010, e foi um dos 30 artigos selecionados.

 

A investigadora mencionada na notícia tem ligação ao INESC TEC como investigadora colaboradora externa e vínculo à U.Minho. José Fernando Oliveira é investigador do INESC TEC e tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal