Investigação do INESC TEC sobre replicação de dados em bases de dados relacionais foi, recentemente, distinguida com uma menção honrosa na SIGMOD 2025, uma das principais conferências internacionais na área de gestão de dados, posicionando-se entre os quatro melhores artigos da conferência dos 250 submetidos.
O artigo intitulado “CRDV: Conflict‑free Replicated Data Views” apresenta um novo modelo para a replicação de dados sem conflitos, adaptado ao paradigma relacional, como o SQL, nas quais os dados são organizados em tabelas com linhas e colunas, atualmente as mais utilizadas.
A solução proposta permite a leitura e escrita diretas em cópias destas bases de dados, além de oferecer estruturas de dados e regras de resolução de conflito personalizáveis, o que facilita o processo e torna o mesmo mais eficiente e flexível.
A eficiência deste processo é ainda reforçada por recursos de otimização no motor de interrogações, incluindo suporte a índices secundários e controlo avançado da materialização de dados.
“Com as bases de dados distribuídas cada vez mais comuns, esta solução traz vantagens ao estado da arte, pois vem assegurar consistência, desempenho e flexibilidade no tratamento de dados replicados”, afirma Nuno Faria, investigador do INESC TEC na área de sistemas distribuídos.
Em co-autoria com José Orlando Pereira, também investigador do INESC TEC, este reconhecimento soma‑se a uma trajetória recente de excelência das equipas do INESC TEC a trabalhar na área de sistemas distribuídos a publicar em conferências de topo na área de gestão de dados, nomeadamente, através da publicação regular de artigos científicos nas conferências internacionais SIGMOD, VLDB, entre outras.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à U.Minho.