Investigador do INESC TEC é Keynote Speaker em conferência internacional sobre energia

Ricardo Bessa foi convidado como keynote speaker para a 11ª International Ruhr Energy Conference, que decorreu nos dias 27 e 28 de setembro, em Essen, Alemanha, e onde falou sobre “Decision-making in energy markets under uncertainty: human-in-the-loop”. O investigador sénior e coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC apresentou os conceitos que tem desenvolvido desde 2006 na área da comunicação de informação sobre a incerteza e o risco associado à participação da produção renovável no mercado de eletricidade.

Numa conferência dedicada às incertezas que o mercado energético atravessa, Ricardo Bessa focou a sua intervenção na comunicação de informação da produção renovável a operadores humanos (traders), e nos modelos simbólicos de inteligência artificial para otimização de ofertas de venda no mercado de eletricidade, desenvolvidos em colaboração com a Mines ParisTech.
Apresentou ainda uma revisão à cadeia de modelos de apoio à decisão do operador, onde é “cada vez mais importante modelar aspetos como causalidade, confiança na previsão e o momento ideal da tomada de decisão”, afirma o investigador.

A International Ruhr Energy Conference reúne anualmente a comunidade internacional de investigadores nas áreas da eletricidade e mercados energéticos.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal