Ao longo dos próximos três anos, João Gama, Investigador do INESC TEC, será o editor-chefe do JSDA – International Journal of Data Science and Analytics. Trata-se de uma publicação que promove a apresentação e discussão sobre novas tendências e oportunidades, a troca de ideias e práticas, potenciando a colaboração entre domínios, com o objetivo de alavancar a área de análise e ciência de dados.
João Gama colabora com o JSDA desde que a publicação foi criada, em 2016, e era, desde 2020, o adjunto do editor-in-chief – cargo que assumiu por altura da realização da Conferência DSAA – International Conference on Data Science and Advanced Analytics – na cidade do Porto.
Recentemente, foi nomeado editor-chefe e tem, em conjunto com a restante equipa envolvida na edição do jornal, “objetivos bem definidos” para o triénio. “Queremos melhorar a posição do JDSA nos índices de referência”, avança. O investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC confessa que a nomeação “foi uma agradável surpresa”, reconhecendo, contudo, que envolverá “muito trabalho e dedicação”. Entre os membros do editorial board, estão também Alípio Jorge, Rita P. Ribeiro e Bruno Veloso investigadores no LIAAD.
O International Journal of Data Science and Analytics contempla quatro formatos de edição e publicação – Surveys, Research, Applications e Trends. Entre os principais tópicos, a publicação dá destaque, por exemplo, a trabalhos relacionados com fundamentos estatísticos e matemáticos para ciência e análise de dados; compreensão e análise de dados complexos; criação e extração, processamento, representação e modelagem, machine learning e descoberta; análise de dados, reconhecimento de padrões, e processamento inteligente de dados, comportamentos e sistemas; ética, qualidade, privacidade, segurança, confiança e risco da ciência e análise de dados, entre outros.
Periodicamente, a revista promove coleções temáticas. Atualmente estão abertas submissões em temas como: Social Mining and Big Data Ecosystem for Open, Responsible Data Science, AI and Data Science in FinTech, Data Science and AI for Marine Science and Blue Economy, Learning from Temporal Data.
Os investigadores mencionados na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FEP e UP-FCUP.