Investigador do INESC TEC entre os vencedores do Fraunhofer Portugal Challenge 2022

Tem uma horta que usa para consumo próprio? Nem sempre tem tempo para se deslocar à horta e verificar o estado dos seus cultivos? Leandro Rodrigues, Investigador do INESC TEC, desenvolveu uma tecnologia que pretende ajudar produtores no acompanhamento e supervisão, à distância, do crescimento das suas culturas. Este protótipo robótico valeu-lhe um lugar entre os vencedores da edição de 2022 do Fraunhofer Portugal Challenge. 

Leandro Rodrigues, em colaboração com Francisco Terra, também investigador do INESC TEC, desenvolveu um protótipo robótico que capta imagens in-situ de culturas agrícolas, permitindo a identificação e a classificação de plantas, com recurso a inteligência artificial. Segundo o investigador, trata-se de uma solução autónoma que possibilita uma monitorização constante, por exemplo, de uma horta, nomeadamente o estado de desenvolvimento das plantas assim como o seu crescimento, em particular de hortícolas. 

“Esta tecnologia pode ser aplicada em hortas urbanas, num modo de produção para consumo próprio, frequentemente associado a uma atividade de lazer e de contacto com a natureza. Normalmente, esta produção é desenvolvida numa lógica de tempo parcial, suscetível a longos períodos de ausência do produtor. Soluções autónomas, como a apresentada, possibilitam a monitorização constante da horta, nomeadamente a supervisão do crescimento das culturas ao longo do seu ciclo cultural”, explica o investigador.  

O protótipo foi desenvolvido tendo em vista operações de monitorização de culturas agrícolas, existindo a possibilidade de adaptação da solução para a execução de outras tarefas como a deteção de sintomas do ataque de pragas ou doenças. “Pretende-se que o desenvolvimento destas soluções, de forma integrada, seja capaz de otimizar as operações agrícolas, nomeadamente pela aplicação eficiente de fatores de produção”, avança Leandro Rodrigues. 

O trabalho de investigação Leveraging vegetables production with Robotics, Artificial Intelligence and Computer Vision, resulta da tese de Mestrado do investigador (orientada por Mário Cunha e Filipe Santos, ambos investigadores do INESC TEC), aluno do Programa Doutoral em Ciências Agrárias na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e foi premiado com o terceiro lugar na categoria de Mestrado, do Fraunhofer Portugal Challenge 2022. Para Leandro Rodrigues esta distinção é um importante incentivo para a continuação do seu trabalho de investigação. “Valida a sua utilidade prática na sociedade, alinhando os objetivos científicos e tecnológicos com as necessidades já manifestadas pelo setor”, remata. 

A tecnologia foi desenvolvida no Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente do INESC TEC. Enquadrado no projeto AgriTech4Youngsters, o protótipo venceu também recentemente o concurso FoodLoop, estando de momento a decorrer um processo de mentoria, que visa alavancar a solução. “Pretendemos desenvolver um programa educativo responsável pela consciencialização de comunidades estudantis no que diz respeito à produção de alimentos e à tecnologia associada ao processo produtivo”, conta o investigador. 

Sobre o Fraunhofer Portugal Challenge 

O Fraunhofer Portugal Challenge, promovido pela Fraunhofer Portugal, é um concurso de ideias que premeia as melhores propostas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento, realizadas em universidades portuguesas. Organizado desde 2010, o concurso distingue ideias inovadoras, de base tecnológica, com uma visão sustentável para o futuro de todos.  

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP. 

A imagem foi cedida pela Fraunhofer Portugal.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal