Investigador do INESC TEC obtém nota de 20 valores em tese de mestrado realizada no CRIIS

Gonçalo Leão, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, e antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), obteve a nota de 20 valores na sua tese de mestrado, realizada no Industry and Innovation Laboratory (iilab). Tendo também terminado o curso com a média final de 20 valores, esta é a nota mais elevada obtida no MIEIC desde sempre (e também na Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, que precedeu o MIEIC).

A tese de mestrado, intitulada “Robotic Bin Picking of Entangled Tubes”, enquadrou-se na área de robótica e focou-se na resolução de um caso particular de bin picking (apanha de elementos dentro de uma caixa industrial), um problema central da visão computacional e da robótica, ainda com pouca pesquisa. Este problema é “muito relevante para muitos sistemas de produção e fabrico, pois se não houver os devidos cuidados a pegar em objetos emaranhados, estes podem causar distúrbios na linha de produção”, refere o investigador, que foi orientado por Armando Sousa, Carlos Costa (investigador do CRIIS) e Germano Veiga (coordenador adjunto do CRIIS).

Armando Sousa, Professor na FEUP e investigador do CRIIS, descreve o trabalho de Gonçalo como “muito ambicioso desde o momento inicial da proposta, numa área em que o CRIIS pretende vir a desenvolver investigação. Para o orientador da tese, abre-se a possibilidade de desenvolver, a curto prazo, uma nova área, que aprofunde este trabalho, de elevado interesse para o INESC TEC. Germano Veiga acrescenta que a área em questão apresenta “elevado potencial científico e com interesse industrial, já demonstrado por empresas que tiveram contacto com o trabalho”.

A tarefa de Gonçalo foi “desenvolver um sistema que permite a um braço robótico, equipado com uma garra em forma de pinça, retirar, um a um, um conjunto de tubos que estão dispostos de forma desorganizada numa caixa”, como explicou o próprio. Segundo o investigador, o trabalho “foi muito desafiante, pois os tubos estavam emaranhados e a ocluir-se mutuamente” – de facto, muitos tubos desorganizados dentro de uma caixa industrial tapam-se frequentemente uns aos outros e são difíceis de alcançar e posteriormente organizar.

No que diz respeito aos resultados obtidos, Gonçalo refere que “são relevantes e inovadores” por mostrarem a eficácia do conjunto de soluções que desenvolveu. Estes foram publicados na conferência ROBOT’2019, assim como no journal Applied Sciences.  O investigador espera contribuir para o “desenvolvimento de sistemas industriais eficientes para a manipulação de uma maior variedade de objetos”.

A postura de Gonçalo foi descrita por Armando Sousa como “exemplar, integrando-se com facilidade na equipa do CRIIS o que permitiu utilizar software e equipamentos de elevada complexidade com eficácia e assim produzir resultados ao nível do Estado da Arte mundial”.

Já Gonçalo agradece ao INESC TEC e ao CRIIS, nomeadamente ao iilab, pelo “papel fundamental” no seu trabalho, traduzido no acesso a equipamento robótico de indústria de topo, bem como apoio técnico necessário. “Não queria deixar também de agradecer à minha equipa fantástica de orientadores, que me acompanharam do início ao fim de todo este grande desafio, e me deram apoio com todos os seus conselhos e motivação”, rematou.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal