Investigador do INESC TEC premiado por trabalho sobre utilização de IA no setor energético

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm provado a sua eficiência em diferentes aplicações no setor da energia, desde a previsão até à otimização e tomada de decisões. É precisamente este o ponto de partida do trabalho de investigação de Konstantinos Parginos, investigador e estudante de doutoramento no INESC TEC e da Mines Paris Tech, ao abrigo do programa doutoral Marie Curie Artificial Intelligence for the Sciences; o trabalho valeu-lhe o Best Poster Award no Evento Anual WindEurope 2023.

Optimizing wind energy trading decisions using interpretable AI-based tools – the symbolic regression approach” é o título da pesquisa sobre IA interpretável para o comércio de energia renovável – um trabalho que foi distinguido entre mais de 250 posters. Como estudo de caso, a investigação centra-se na comercialização da energia produzida por um parque eólico, testando diferentes condições de mercado e em diferentes cenários. O objetivo é usar as ferramentas de IA interpretável para extrair informações úteis e eficientes baseadas em dados.

“Desenvolvemos um algoritmo baseado em evolução que inclui feedback de especialistas humanos e a representação simbólica das estratégias de negociação. O resultado da utilização deste algoritmo é uma diminuição substancial dos custos de penalização por desequilíbrio em todos os cenários e mercados testados, correspondendo a uma redução até 45%”, adianta o investigador.

De acordo com Konstantinos Parginos, as ferramentas de IA interpretável devem não só ter um bom desempenho em situações médias, mas também ser capazes de garantir soluções robustas no caso de eventos extremos.

Profissionalmente, o prémio representa uma validação do impacto potencial desta investigação e um contributo para o avanço e reconhecimento destas ferramentas aplicadas à indústria da energia renovável.

“Tenho de agradecer o apoio e o reconhecimento da EAWE, que me inspiram a continuar a investigação de novas formas de contribuir para o desenvolvimento de ferramentas de IA interpretáveis ​​para a energia renovável. Estou particularmente grato pela orientação e apoio prestados pelos meus coorientadores, Ricardo Bessa do INESCTEC, George Kariniotakis e Simon Camal da Mines ParisTech. A sua orientação e experiência foram inestimáveis ​​para minha pesquisa e crescimento pessoal”, acrescenta Konstantinos.

A edição de 2023 da Wind Europe, realizada em Copenhaga, na Dinamarca, foi a maior da história da organização deste evento, contando com a presença de mais de 15.000 participantes de todo o mundo.

 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal