Investigador do INESC TEC propõe modelo de deep learning para avaliação estética dos tratamentos do cancro da mama

O artigo “Deep Aesthetic Assessment and Retrieval of Breast Cancer Treatment Outcomes” valeu a Wilson Silva, Investigador do INESC TEC, a distinção “Best Student Paper Award”, na IbPRIA 2022, uma conferência ibérica na área de reconhecimento de padrões e análise de imagem. Trata-se do primeiro artigo que usa metodologias de deep learning (um paradigma recente em Inteligência Artificial), com o objetivo de avaliar o resultado, em termos estéticos, dos tratamentos associados ao cancro de mama. 

Conforme explica o investigador, atualmente não existe uma metodologia de referência para realizar uma avaliação estética do resultado dos tratamentos do cancro de mama, nem uma forma de mostrar às pacientes o potencial resultado da cirurgia. “Por isso, a apresentação de resultados de casos semelhantes é de maior relevância para gerir as expetativas das pacientes quanto aos possíveis resultados estéticos do tratamento”, acrescenta Wilson Silva.  

Neste contexto, o trabalho apresentado propõe uma rede neuronal inovadora para a realização da avaliação estética e, como prova de conceito, focou-se no desenvolvimento de uma solução de avaliação estética binária. “Além do uso para classificação, o modelo proposto pode também ser usado para encontrar casos anteriores semelhantes”, avança o investigador, acrescentando que na fase de testes foi usado um conjunto de dados, composto por mais de 140 fotografias de mulheres que passaram por tratamentos conservadores de cancro de mama. “Os resultados mostraram um desempenho superior do modelo proposto em relação ao estado da arte na avaliação estética deste tipo de tratamentos”, conclui.  

No seguimento desta distinção, Wilson Silva irá agora publicar uma extensão do artigo numa das revistas científicas de referência na área, a Pattern Recognition Letters. Este trabalho está igualmente relacionado com o Projeto europeu Cinderella, coordenado pela Unidade da Mama da Fundação Champalimaud e que conta com o envolvimento do INESC TEC, com o intuito de otimizar a previsão dos resultados estéticos das cirurgias reconstrutivas em doentes com cancro da mama.  

A Conferência IbPRIA 2022 teve lugar no início do mês de maio em Aveiro. Trata-se de um evento internacional promovido pela APRP – Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões e pela AERFAI – Associação Espanhola de Reconhecimento de Padrões e Análise de Imagens.  

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à FCT.  

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal