Investigador do INESC TEC selecionado para estágio no MIT

Henrique Diogo Silva, investigador do INESC TEC e aluno de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um dos vencedores da edição deste ano do programa de bolsas R&D@USA, promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os selecionados têm a possibilidade de realizar um estágio de investigação nos Estados Unidos da América.

O investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC  está a desenvolver a sua tese de doutoramento, sob a orientação de António Lucas Soares, coordenador do CESE, na qual aborda o conceito de digital twin como elemento central da arquitetura de plataformas digitais aplicadas à indústria.

Em concreto, o objetivo deste trabalho passa por perceber como é que esta área pode ajudar a gerir todo o ciclo de vida do produto ou serviço, considerando que a gestão acontece de forma intraorganizacional e envolve todos os dados e informação necessários para suportar um mercado interorganizacional.

“Quando entrei em 2012 para a Faculdade de Letras na Universidade do Porto, certamente, não esperava terminar a minha formação no MIT”, confessa Henrique Silva. “Este período no MIT é uma oportunidade por dois motivos diferentes. Primeiro, por ser uma forma de dar  continuidade ao meu trabalho de doutoramento, contribuindo para este meu esforço de ligação dos conceitos de plataformas digitais e tecnologias digital twin para um contexto industrial. E depois, claro, como uma forma de expandir horizontes e oportunidades, para que, trabalhando junto dos investigadores do MIT, consigamos perceber que novas ligações se podem estabelecer, que novos conceitos se podem  definir e que contextos podemos explorar”, explica o investigador.

Durante este período, Henrique Silva vai trabalhar diretamente com Donna Rhodes, co-orientadora desta investigação e do doutoramento de Henrique Silva, e com os restantes investigadores do  Sociotechnical Systems Research Center (SSRC) do MIT.

De referir que o programa de bolsas R&D@USA é financiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e também pela bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Nesta edição, a FLAD selecionou mais de 13 candidatos portugueses para rumarem aos Estados Unidos da América para realizar estágios de investigação em diferentes instituições americanas.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FEUP e FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal