Investigador INESC TEC premiado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis

Francisco Sousa Fernandes recebeu em novembro o prémio de melhor Tese de Mestrado, pelo seu trabalho acerca da estabilidade da frequência do sistema elétrico da península ibérica com a integração de eletricidade de origem renovável. A distinção foi atribuída pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

A investigação intitulada “Assessment of frequency stability behaviour regarding inertia reduction due to high renewable integration in the Iberian system”, foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, sob a orientação do Professor João Peças Lopes, tendo contado também com a co-orientação do Professor Carlos Moreira e do Doutor Bernardo Silva.

A pesquisa centrou-se no estudo dos fenómenos de estabilidade da frequência do sistema ibérico, em particular as consequências que advêm da progressiva introdução de tecnologias de geração de eletricidade que utilizam fontes renováveis. “Com a crescente introdução de eletricidade de origem eólica e solar fotovoltaica na rede, a inércia síncrona do sistema tende a diminuir, uma vez que estas tecnologias, quando ligadas à rede via conversor eletrónico, não contribuem para a inércia do sistema”, esclarece Francisco Sousa Fernandes. “Quanto mais inércia, menos varia a frequência no caso de um evento inesperado na rede.  Se o sistema tiver pouca inércia síncrona, mais rapidamente variará a frequência, o que poderá levar a um conjunto de eventos não desejados, tais como a saída de serviço de outras unidades de geração, deslastre de carga e nos piores casos, black-outs.”, acrescenta o investigador.

Face ao crescimento da produção renovável, é importante “avaliar estes impactos ao nível da rede ibérica interligada com a rede europeia”, continua Francisco Sousa Fernandes. Acerca das principais conclusões do estudo refere que “em cenários de alta-penetração renovável, particularmente daquela que é ligada à rede via conversor eletrónico (eólica e solar fotovoltaica), a estabilidade de frequência do sistema ibérico poderá estar comprometida”. Concluiu-se também que é possível mitigar alguns dos efeitos da maior integração de energia de origem renovável com novos serviços de sistema, como reposta rápida de frequência, inércia sintética ou até mercados de inércia síncrona.

O orientador e investigador do INESC TEC João Peças Lopes refere que “o modelo que foi desenvolvido durante esta tese foi já estendido e está a ser utilizado em contratos com a indústria e será utilizado também em futuros projetos de investigação”, dando continuidade à investigação já desenvolvida.

A entrega do prémio decorreu durante a conferência “Portugal Renewable Energy Summit 2021” na Culturgest, em Lisboa.

 

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal