Eduardo Nuno Almeida, investigador do INESC TEC, foi distinguido pelo contributo que tem dado para o desenvolvimento de software do Network Simulator 3 (ns-3), na categoria de ns-3 maintainer. Este software desenvolve um ambiente de simulação aberto para a investigação em redes.
O ns-3 possibilita configurar cenários de rede à medida das necessidades de cada utilizador e é usado, principalmente, em contextos de ensino e investigação. Além de estar alinhado com as necessidades de simulação para investigação em redes de telecomunicações utilizando tecnologias recentes, este simulador incentiva a contribuição da comunidade, revisão por pares e validação do próprio software.
O simulador de redes ns-3 permite, assim, medir e avaliar os ganhos de desempenho introduzidos por novas contribuições científicas, quando comparado com o desempenho de rede atingido por outras soluções do estado da arte. Devido ao realismo do simulador, reconhecido pela comunidade científica, este é bastante utilizado na avaliação de desempenho e validação de novas contribuições na área das redes de telecomunicações, com o foco nas redes sem fios.
O INESC TEC faz parte do consórcio do ns-3 e está diretamente envolvido no desenvolvimento do simulador desde a sua criação. Em concreto, o Instituto tem contribuído para uma melhoria do simulador, quer na correção de bugs ou apresentação de propostas de melhoria, como também no desenvolvimento e integração de novas capacidades para o ns-3, sob forma de novos modelos de simulação ou módulos de software.
“O Eduardo Nuno Almeida tem contribuído de forma crescente para o software ns-3, o que resultou no reconhecimento do seu trabalho por parte da comunidade ns-3 em geral”, afirma Hélder Fontes, responsável da área de Redes sem Fios do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC. “Esta distinção é uma grande honra e bastante reconhecida por toda a comunidade ns-3, e confirma a qualidade das contribuições do Eduardo Nuno Almeida ao longo dos últimos anos”, remata.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.