Investigador INESC TEC reconhecido por software de simulação de redes

Eduardo Nuno Almeida, investigador do INESC TEC, foi distinguido pelo contributo que tem dado para o desenvolvimento de software do Network Simulator 3 (ns-3), na categoria de ns-3 maintainer. Este software desenvolve um ambiente de simulação aberto para a investigação em redes.

O ns-3 possibilita configurar cenários de rede à medida das necessidades de cada utilizador e é usado, principalmente, em contextos de ensino e investigação. Além de estar alinhado com as necessidades de simulação para investigação em redes de telecomunicações utilizando tecnologias recentes, este simulador incentiva a contribuição da comunidade, revisão por pares e validação do próprio software.

O simulador de redes ns-3 permite, assim, medir e avaliar os ganhos de desempenho introduzidos por novas contribuições científicas, quando comparado com o desempenho de rede atingido por outras soluções do estado da arte. Devido ao realismo do simulador, reconhecido pela comunidade científica, este é bastante utilizado na avaliação de desempenho e validação de novas contribuições na área das redes de telecomunicações, com o foco nas redes sem fios.

O INESC TEC faz parte do consórcio do ns-3 e está diretamente envolvido no desenvolvimento do simulador desde a sua criação. Em concreto, o Instituto tem contribuído para uma melhoria do simulador, quer na correção de bugs ou apresentação de propostas de melhoria, como também no desenvolvimento e integração de novas capacidades para o ns-3, sob forma de novos modelos de simulação ou módulos de software.

“O Eduardo Nuno Almeida tem contribuído de forma crescente para o software ns-3, o que resultou no reconhecimento do seu trabalho por parte da comunidade ns-3 em geral”, afirma Hélder Fontes, responsável da área de Redes sem Fios do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC. “Esta distinção é uma grande honra e bastante reconhecida por toda a comunidade ns-3, e confirma a qualidade das contribuições do Eduardo Nuno Almeida ao longo dos últimos anos”, remata.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal