Investigadoras do INESC TEC destacadas na publicação “Mulheres na Ciência 2021”

As investigadoras Aurora Teixeira, Joana Paiva e Susana Barbosa integram a terceira edição da publicação “Mulheres na Ciência 2021”, lançada pela Ciência Viva no dia 8 de março de 2021. São 101 novos rostos e testemunhos da investigação no feminino, captados em fotografia por Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo.

Esta é uma homenagem da Ciência Viva às mulheres que se dedicam à Ciência em Portugal, representando 45% do total de investigadores no nosso país, com trabalhos notáveis e amplamente reconhecidos em prol do progresso científico.

Aurora, a economista

Na categoria Economia e Gestão, Aurora Teixeira, que integra o Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC e é docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), invoca o mote de Fernando Pessoa – “Põe quanto és no mínimo que fazes” – para descrever a sua investigação e forma de estar na vida. “Investigar é para mim uma verdadeira paixão e um privilégio”, revela.

Aurora Teixeira (DR: Rita Carmo)

Joana, a engenheira biomédica

Na categoria Bioengenharia e Biotecnologia, Joana S. Paiva é co-fundadora e CTO da spin-off iLoF, integra o Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC, investiga também no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) e é docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS). O seu foco é “desenvolver ferramentas inteligentes capazes de entender as diferenças entre cada um de nós, de modo a serem desenhadas estratégias terapêuticas capazes de combater doenças crónicas (Alzheimer, cancro) utilizando a Fotónica (aplicação da luz) e a inteligência artificial”.

Joana S. Paiva (DR: Rita Carmo)

Susana, a cientista de dados

Na categoria Engenharias, Susana Barbosa assume que sempre teve “um fascínio por tudo o que fosse relacionado com planetas – o clima, os oceanos, os vulcões…”. A colaborar com o Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) e o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, dedica-se atualmente à recolha e análise de dados para compreender as interações entre o espaço e a Terra, e a sua influência no clima do nosso planeta.

Susana Barbosa (DR: Rita Carmo)

Um livro que não esgota a Ciência no feminino

De acordo com a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, “este livro não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento. Convidámos investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias”.

Em edições anteriores marcaram presença as investigadoras Alexandra Martins da Silva (HASLab), Ana Pires (CRAS) e Carla Carmelo Rosa (CAP).

Reveja a sessão de lançamento da terceira edição aqui.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal