Investigadores de várias partes do mundo reuniram-se no Porto para debater o futuro dos sistemas distribuídos

O futuro dos sistemas distribuídos foi debatido na cidade do Porto, com o INESC TEC a organizar uma das conferências internacionais mais relevantes nesta área, em parceria com a Universidade do Minho, TecMinho e Porto Business School. O International Symposium on Reliable Distributed Systems (SRDS 2025) decorreu de 29 de setembro a 2 de outubro de 2025, naquela que foi a 44ª edição deste evento. 

Foram cerca de 70 os investigadores, profissionais e académicos, oriundos de várias regiões do mundo, que se reuniram com o objetivo de fomentar a troca de ideias inovadoras e práticas centradas em artigos de investigação original em sistemas distribuídos, relatos de experiência industrial ou exploratória, ferramentas substanciais para investigação, desenvolvimento e operação de sistemas fiáveis distribuídos.  

Em concreto, foram abordados temas como tolerância a faltas, segurança e privacidade em sistemas distribuídos, incluindo blockchains, machine learning, cloud computing e armazenamento, inteligência artificial e processamento de dados. 

A sessão de abertura foi presidida por João Claro, Presidente do INESC TEC, Rui Oliveira, Diretor do Instituto, e por José Esteves, Presidente da Porto Business School, reforçando a importância da colaboração entre a investigação científica e o ensino avançado em gestão. Ao longo do programa, a conferência contou ainda com três keynote speakers de renome nacional e internacional, nomeadamente, Paulo Marques (Feedzai), Evgenia Smirni (William & Mary) e Jacopo Tagliabue (Bauplan), que partilharam perspetivas inovadoras sobre os desafios e oportunidades na área. 

Entre 109 artigos submetidos e 35 aceites, esta edição da conferência atribuiu duas distinções, nomeadamente, o Best Paper Award, atribuído ao artigo Robust Fingerprinting of Graphs with FinG, e o Best Student Paper Award, que distinguiu o artigo Towards Stress Testing the Internet Inter-Domain Routing System `in Silico’ with Domino. 

“A organização desta conferência sublinha a importância horizontal da confiabilidade de sistemas informáticos para uma gama de tópicos em que o INESC TEC investiga e inova”, refere José Orlando Pereira, investigador do INESC TEC na área de sistemas distribuídos e General Chair da SRDS 2025, juntamente com António Luís Sousa, também investigador do INESC TEC na mesma área. “A confiabilidade de sistemas distribuídos é também um tema em que, de forma mais geral e tradicionalmente, interessa à comunidade científica em Portugal”, acrescenta o investigador. 

De referir que o primeiro dia do evento contou com a organização de três workshops, nomeadamente SwarmAware 2025, DLT4SEC 2025 e RLDM 2025, que permitiram discussões focadas em tópicos emergentes nas áreas da descentralização, segurança distribuída e aplicações práticas de ferramentas robustas. 

Os investigadores mencionadoa na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à Universidade do Minho (UMinho). 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal