Investigadores desenvolvem plataforma que disponibiliza recursos interativos para apoiar educação de ciência

Infografias, jogos, músicas ou vídeos são alguns exemplos dos recursos educativos que poderão ser encontrados na plataforma Photodentro PAFSE e que têm como objetivo apoiar a aprendizagem nas áreas STEM, que incluem ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Desenvolvido no âmbito do projeto PAFSE – Partnerships for Science Education, este repositório foi um dos resultados apresentados pelo consórcio durante a primeira edição do “Festival of the New European Bauhaus” (NEB), um evento promovido pela Comissão Europeia, em junho, em Bruxelas.

O projeto PAFSE, no qual o INESC TEC participa, foi um dos 100 projetos europeus selecionados para participar na componente expositiva do NEB, que incluiu experiências de realidade virtual, 3D e interação entre diferentes atores europeus. O espaço expositivo do PAFSE recebeu a visita de Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas da Comissão Europeia, e de Adriani Botez, da associação Be Able, e cujos contributos serão de maior relevância para melhor conhecer as necessidades de pessoas com deficiência e garantir, dessa forma, que todos podem beneficiar dos resultados do projeto.

Comissária europeia Elisa Ferreira visitou o espaço expositivo do projeto PAFSE no evento NEB

O repositório Photodentro PAFSE é um desses resultados e foi apresentado durante a participação do consórcio no evento NEB. Trata-se de uma plataforma que agrega recursos educacionais, organizando-os e classificando-os, com o objetivo de contribuir para a aprendizagem digital das áreas STEM, com particular enfoque na educação para a saúde pública. A solução disponibiliza também um formulário para que todos os interessados se possam registar e, dessa forma, carregar, classificar, documentar, descrever e publicar novos recursos. Todos os objetos de aprendizagem estão disponíveis de forma gratuita.

Outro dos resultados apresentados durante o NEB foi a e-me (e-me4all.eu), uma plataforma educacional digital para colaboração entre alunos e professores. Trata-se de uma solução inicialmente desenvolvida pelo Governo da Grécia e que foi agora personalizada no âmbito do projeto PAFSE. Além de fornecer ferramentas digitais para apoiar o ensino e o processo de aprendizagem, esta plataforma permite, por exemplo, que os alunos criem e-portfólios ou apresentações de trabalhos, e que os professores possam fazer uma monitorização e acompanhamento de tarefas.

Recorde-se que o PAFSE tem como objetivo criar parcerias entre escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, associações, representantes da sociedade civil, entre outros, envolvendo-os nos esforços de enriquecer a educação nas áreas curriculares STEM. O projeto foca-se essencialmente em educação de ciência sobre desafios da saúde pública, como as doenças transmissíveis e epidemias, a obesidade infantil, os acidentes rodoviários, ou o cancro. No início do próximo ano letivo, serão implementados pilotos em 45 escolas de Portugal, Chipre, Grécia e Polónia, envolvendo professores de ciências, matemática, física, química, cidadania e tecnologias da informação e comunicação.

O projeto conta com a participação de cinco instituições portuguesas: Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública (líder do projeto), INESC TEC, Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Prevenção Rodoviária Portuguesa, sendo financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

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