Infografias, jogos, músicas ou vídeos são alguns exemplos dos recursos educativos que poderão ser encontrados na plataforma Photodentro PAFSE e que têm como objetivo apoiar a aprendizagem nas áreas STEM, que incluem ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Desenvolvido no âmbito do projeto PAFSE – Partnerships for Science Education, este repositório foi um dos resultados apresentados pelo consórcio durante a primeira edição do “Festival of the New European Bauhaus” (NEB), um evento promovido pela Comissão Europeia, em junho, em Bruxelas.
O projeto PAFSE, no qual o INESC TEC participa, foi um dos 100 projetos europeus selecionados para participar na componente expositiva do NEB, que incluiu experiências de realidade virtual, 3D e interação entre diferentes atores europeus. O espaço expositivo do PAFSE recebeu a visita de Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas da Comissão Europeia, e de Adriani Botez, da associação Be Able, e cujos contributos serão de maior relevância para melhor conhecer as necessidades de pessoas com deficiência e garantir, dessa forma, que todos podem beneficiar dos resultados do projeto.
O repositório Photodentro PAFSE é um desses resultados e foi apresentado durante a participação do consórcio no evento NEB. Trata-se de uma plataforma que agrega recursos educacionais, organizando-os e classificando-os, com o objetivo de contribuir para a aprendizagem digital das áreas STEM, com particular enfoque na educação para a saúde pública. A solução disponibiliza também um formulário para que todos os interessados se possam registar e, dessa forma, carregar, classificar, documentar, descrever e publicar novos recursos. Todos os objetos de aprendizagem estão disponíveis de forma gratuita.
Outro dos resultados apresentados durante o NEB foi a e-me (e-me4all.eu), uma plataforma educacional digital para colaboração entre alunos e professores. Trata-se de uma solução inicialmente desenvolvida pelo Governo da Grécia e que foi agora personalizada no âmbito do projeto PAFSE. Além de fornecer ferramentas digitais para apoiar o ensino e o processo de aprendizagem, esta plataforma permite, por exemplo, que os alunos criem e-portfólios ou apresentações de trabalhos, e que os professores possam fazer uma monitorização e acompanhamento de tarefas.
Recorde-se que o PAFSE tem como objetivo criar parcerias entre escolas, universidades, centros de investigação, laboratórios, empresas, associações, representantes da sociedade civil, entre outros, envolvendo-os nos esforços de enriquecer a educação nas áreas curriculares STEM. O projeto foca-se essencialmente em educação de ciência sobre desafios da saúde pública, como as doenças transmissíveis e epidemias, a obesidade infantil, os acidentes rodoviários, ou o cancro. No início do próximo ano letivo, serão implementados pilotos em 45 escolas de Portugal, Chipre, Grécia e Polónia, envolvendo professores de ciências, matemática, física, química, cidadania e tecnologias da informação e comunicação.
O projeto conta com a participação de cinco instituições portuguesas: Universidade NOVA de Lisboa – Escola Nacional de Saúde Pública (líder do projeto), INESC TEC, Universidade do Minho, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Prevenção Rodoviária Portuguesa, sendo financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia.