Investigadores INESC TEC estabelecem dois recordes mundiais na sensorização ótica

Durante os meses de outubro e novembro, Paulo Robalinho e André Gomes, investigadores do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, publicaram dois artigos em revistas científicas, no âmbito da divulgação de dois recordes mundiais obtidos na sensorização ótica de deformação e índice de refração, utilizando o efeito de Vernier.

O trabalho realizado por Paulo Robalinho, intitulado Colossal enhancement of strain sensitivity using the push-pull deformation method”, foi publicado no IEEE Sensors Journal a 26 de outubro de 2020. No seu trabalho, o investigador apresenta o recorde mundial de 10 000 pm/me na sensorização ótica de deformação.

Colossal enhancement of strain sensitivity using the push-pull deformation method (IEEE Sensors Journal)

Mais especificamente, o artigo aborda o uso de uma nova técnica para medição de deformação baseada no método push-pull em interferometria, permitindo um aumento colossal da sensibilidade à deformação através do efeito de Vernier. No futuro, esta técnica poderá ser aplicada à medição de ondas gravitacionais.

Paulo Robalinho obteve recentemente uma bolsa de doutoramento FCT, e o seu trabalho de investigação terá início a janeiro de 2021, no INESC TEC, e sob orientação científica de Orlando Frazão, também elemento integrante do CAP.

O segundo trabalho a destacar foi realizado por André Gomes, e intitula-se Giant refractometric sensitivity by combining extreme optical Vernier effect and modal interference. O artigo foi publicado na Scientific Reports a 9 de novembro deste ano, e apresenta o recorde mundial de 50 0000 nm/RIU na sensorização de índice de refração.

Giant refractometric sensitivity by combining extreme optical Vernier effect and modal interference (Scientific Reports)

O trabalho desenvolvido pelo investigador consiste numa fibra ótica capaz de medir uma sensibilidade gigante ao índice de refração através da combinação do efeito de Vernier com interferência multimodal. No futuro, pretende-se medir a alteração do índice de refração de moléculas quando sujeitas a parâmetros externos tais como temperatura e pressão.

André Gomes é aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e está sob orientação científica de Orlando Frazão.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo à FCT e à UP-FCUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal