A VISIGRAPP 2025 – 20th International Joint Conference on Computer Vision, Imaging and Computer Graphics Theory and Applications, chegou ao Porto no fim de fevereiro. Juntou mais de 380 investigadores e profissionais, interessados em acompanhar e discutir os avanços teóricos e as aplicações das áreas de Visão Computacional, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador e Visualização de Informação, respetivamente os temas principais das conferências co-colocadas VISAPP, GRAPP, HUCAPP e IVAPP. Um dos co-chairs desta conferência foi o investigador do INESC TEC A. Augusto de Sousa.
Para além do envolvimento na organização e moderação de algumas sessões, numa clara evidência daquilo que tem sido o contributo do Instituto para o avanço das áreas da computação gráfica e dos media digitais, o INESC TEC fez-se representar por três investigadores.
Para além de A. Augusto Sousa, enquanto chair, também os investigadores António Coelho e Nelson Bilber Rodrigues tiveram papéis de destaque. Por um lado, António Coelho foi o organizador e moderador do painel industrial que decorreu na conferência, mas foi também moderador de uma sessão técnica sobre “Features Extraction” e apresentou ainda, em conjunto com Nelson Bilber Rodrigues, um poster sobre “Generative Narrative-Driven Game Mechanics for Procedural Driving Simulators”.
“A situação que se vive atualmente, de influência da Inteligência Artificial em inúmeras áreas de investigação e desenvolvimento, fez-se notar na VISIGRAPP 2025, em qualquer das quatro conferências co-colocadas. A investigação interdisciplinar foi alvo de destaque, dada a natureza complexa dos problemas atuais, combinando técnicas de design centrado no humano com algoritmos de computação gráfica, visão computacional e inteligência artificial. Esta última requer modelos de grandes quantidades de dados e, por isso, uma visualização eficaz, mas intuitiva”, explica A. Augusto Sousa.
A VISIGRAPP 2025 abordou temas atuais e de grande importância que têm sido também objeto de investigação por parte de vários investigadores do INESC TEC. O trabalho desenvolvido coletivamente permitiu, por exemplo, que A. Augusto de Sousa fosse convidado para o lugar de co-chair da conferência, já pela segunda vez, depois de ter desempenhado o lugar de Program Chair da conferência GRAPP, em quatro anos consecutivos.
A conferência contou, no total, com 58 sessões técnicas, 7 sessões de posters, 2 tutoriais e um painel industrial. Reuniu especialistas de todo o mundo para discutir as mais recentes tendências e inovações nestas áreas e cuja organização e moderação contou com a equipa do INESC TEC.
Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.