Investigadores INESC TEC reforçam parceria com rede internacional CENTRA

O INESC TEC reafirmou o seu compromisso com a colaboração internacional em investigação ao participar no evento CENTRA 2025, uma iniciativa global que reúne centros de investigação, institutos e laboratórios das várias partes do mundo para impulsionar o desenvolvimento de ciberinfraestruturas transnacionais. Esta edição do evento focou-se na área da Inteligência Artificial (IA), explorando a sua aplicação na linguística, na psicologia cognitiva e na gestão avançada de ciberinfraestruturas. 

O INESC TEC, representado por vários investigadores das áreas de software confiável, supercomputação e sistemas de armazenamento, marcou presença no evento com quatro intervenções de destaque, demonstrando o seu papel inovação e na cooperação internacional. 

Em concreto, Cláudia Brito apresentou avanços de um projeto na área de gestão eficiente e segura de dados para HPC e computação em nuvem, enquanto Ricardo Macedo introduziu o projeto PASM que, em colaboração com a Florida International University, dos EUA, e o AIST, do Japão, pretende melhorar a sustentabilidade nos centros de dados. 

Ricardo Macedo partilhou também resultados preliminares sobre a melhoria da eficiência energética no treino de modelos de IA, promovendo discussões com investigadores dos EUA, Japão, Taiwan, Coreia do Sul e Tailândia, que mostraram interesse em participar ou fornecer casos de uso para esta nova solução.    

Já o investigador Rui Oliveira destacou a importância da investigação colaborativa baseada no impacto, salientando a necessidade de existir um planeamento estratégico, financiamento adequado e cooperação internacional para maximizar os resultados científicos. 

Além de debates sobre o avanço das tecnologias emergentes, o CENTRA 2025 permitiu a criação de novas parcerias e fortaleceu colaborações já estabelecidas anteriormente. Em concreto, o INESC TEC destacou a sua cooperação de longa data com o AIST do Japão, que já dura há sete anos e tem gerado resultados significativos na área da supercomputação e dos sistemas de armazenamento. Além disso, a parceria de dois anos com a Florida International University continua a gerar impacto positivo, estando a impulsionar novas frentes de investigação. 

Os investigadores mencionados na notícia têm afiliação ao INESC TEC e à U.Minho. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal