João Peças Lopes recebe o mais alto título conferido pela Ordem dos Engenheiros

João Peças Lopes, diretor do INESC TEC e professor emérito da Universidade do Porto, acaba de ser distinguido com o mais alto título conferido pela Ordem dos Engenheiros (OE), denominado Nível de Qualificação Professional de Membro Conselheiro.

Este título – que não é uma distinção honorária ou um prémio pontual – é uma certificação máxima de mérito, experiência e senioridade na carreira de um engenheiro em Portugal. A João Peças Lopes foi-lhe atribuído este nível de qualificação, na especialidade de Engenharia Eletrotécnica.

“Primeiro que tudo, esta distinção foi uma surpresa para mim. Mas acaba por ser o reconhecimento de uma carreira longa de serviço à Universidade, no ensino e na promoção da investigação fundamental e aplicada no sistema elétrico, e em particular no acompanhamento da evolução do setor elétrico de Portugal, com envolvimento e liderança em muitos projetos no continente e nas ilhas, relacionados sobretudo com a integração de energias de origem renovável nas redes elétricas de Portugal”, explicada o diretor do INESC TEC.

Para que a Ordem dos Engenheiros atribua este diploma e reconheça um membro como conselheiro são exigidos critérios muito rigorosos de tempo e progressão na carreira. A OE divide a qualificação dos seus membros efetivos em três patamares cumulativos: membro efetivo, membro sénior e membro conselheiro, que corresponde ao tipo da carreira e que está reservado a profissionais cujo percurso é considerado uma referência nacional ou internacional na sua área.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal