Journal of Innovation Management é o nome da publicação científica fundada por João José Pinto Ferreira – investigador do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC – em 2013 e que agora recebeu indexação pela SCOPUS.
“Há já vários anos que a JIM é indexada pela PROQUEST, DOAJ, IBSS, OPENAIRE, e em zonas geográficas como na Noruega na Finlândia e na Austrália (Australian Business Deans Council – ADBC). No entanto, são muitas as universidades em todo o mundo que favorecem a SCOPUS, quando contabilizam as publicações dos candidatos em concursos para provimento de lugares de docência e investigação. Por este motivo, a indexação nesta base de dados é especialmente importante”, refere o investigador do INESC TEC, João José Pinto Ferreira.
A JIM é uma revista de acesso livre (sem taxa de publicação), multidisciplinar, com avaliação por pares, que acolhe um debate de vanguarda sobre inovação e a sua gestão, qualquer que seja a forma e perspetiva que assuma e integrando os aspetos tecnológicos, os processos de gestão e os impactos da inovação. Promovendo a proximidade com a indústria, a JIM publica tanto Artigos de Investigação como Cartas da Indústria, da Academia e da Normalização e Revisão de Livros.
São já 216 os artigos publicados pela revista e ao longo destes anos, com uma média de quatro a cinco artigos por número.
A JIM foi cofundada em setembro de 2013 por João José Pinto Ferreira, juntamente com Anne-Laure Mention (RMIT University, Australia) e Marko Torkkeli (Lappeenranta University of Technology, Finland).
O investigador mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.