Keynote de investigador INESC TEC em seminário online

Hélder Fontes foi convidado como keynote speaker para o 29.º Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis, apresentando o tema “ns-3 as a Digital Twin for Wireless Testbeds”. O investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) falou sobre os contributos do INESC TEC para o simulador de redes ns-3 num evento que decorreu em formato virtual no dia 4 de fevereiro.

Aquando da palestra, Hélder Fontes introduziu o simulador de redes ns-3, explicando o seu objetivo, motivação, vantagens e desvantagens quando comparado a resultados obtidos através de experimentação baseada em recursos de rede reais. Apresentou também o trabalho que tem vindo a liderar no grupo de Redes sem Fios do CTM, que procura promover uma sinergia entre simulação e experimentação, juntando o melhor dos dois mundos.

“Este conceito [de reprodução de condições de rede reais em simulação] promove a sinergia entre simulação e experimentação, trazendo vantagens para a comunidade científica que faz investigação em redes sem fios,” refere o investigador.

O Seminário da Rede Temática de Comunicações Móveis junta a comunidade de investigação do país na área das comunicações móveis e sem fios duas vezes por ano.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal