Os melhores robôs do mundo são do INESC TEC? São. Quem o diz é o FIRA – Fórum Mundial de Robótica Agrícola. Pelo segundo ano consecutivo, o INESC TEC foi premiado no principal evento internacional de robótica agrícola e soluções autónomas. Em 2025, o INESC TEC conquistou o segundo lugar na competição “Melhor Robô FIRA Mundial – Escolha dos Participantes com mais de 500 votos”.
O Modular-E não é novato nestas andanças. Já em 2024 venceu o segundo lugar na categoria “Best World FIRA Robot” e, a nível nacional, levou para casa o Prémio Inovação Agricultura 2024, uma iniciativa da Timac Agro, Jornal Expresso e SIC.
Mas afinal, o que o torna tão especial? Filipe Neves dos Santos, investigador do INESC TEC, explica: “Trata-se de um robô modular que pode transportar várias ferramentas capazes de realizarem diferentes tarefas, individualmente ou em simultâneo e com altos níveis de precisão. Em contexto agrícola, consegue realizar operações de pulverização de precisão, fertilização do solo individualizada, ou seja, através de um mapa de prescrição conseguem fertilizar cada pé da vinha, e ainda corte na linha e entrelinha de forma autónoma e controlada, usando tesouras, uma solução mais segura e eficiente em termos de consumo energético”.
Outra das vantagens reconhecida neste robô, sobretudo em contexto de vitivinícola, é a sua plataforma com junta articulada que garante sempre o contacto das quatro rodas no solo, e consegue localizar-se na ausência de sinal GNSS e navegar de forma segura em terrenos irregulares. Filipe Neves dos Santos adianta que estão a trabalhar numa solução para poda e colheita, que possa ser uma solução mais eficiente do que as vindimadoras atuais.
Para além do Modular-E, o INESC TEC apresentou o Modular-X, o mais recente robô desenvolvido de raiz pelo Laboratório de Robótica e IoT para Agricultura e Floresta de Precisão Inteligente (TRIBE LAB) do INESC TEC, em apenas 3 meses. Um robô “único e disruptivo”, nas palavras de Filipe Neves dos Santos. “O Modular-X foi desenvolvido para resolver um problema de seleção de varas em contexto florestal. Distingue-se pela sua maior capacidade, maiores rodados, e potência de tração para resolver os desafios inerentes ao terreno onde vai atuar”.
Estes robôs estão a ser atualmente desenvolvidos no contexto dos projetos Vine&Wines e AgendaTransform.
O WORLD FIRA é um dos eventos mais prestigiados do mundo no setor agrícola, onde são apresentadas as mais recentes inovações em automação e robótica.