Nova revista “INESC TEC Science & Society” já disponível

A nova revista “INESC TEC Science & Society”, criada com o objetivo de divulgar ciência à sociedade e contribuir para o debate das políticas públicas mais influenciadas pela tecnologia, está a partir de hoje disponível em science-society.inesctec.pt. Alinhada com a atualidade, a primeira edição tem como tema especial “A Ciência dos Dados, Inteligência Artificial e Saúde”, e conta com 11 artigos de 19 autores que dedicam as suas vidas à investigação e ensino nestas áreas.

Não é uma revista científica, nem um boletim informativo ou newsletter de uma instituição de I&D. A revista “INESC TEC Science & Society” reúne artigos de opinião dos investigadores do tema em destaque em cada edição, procurando contextualizar, clarificar, apontar soluções que apoiem os decisores e possibilitem verdadeiros avanços científicos e tecnológicos.

Tecnologias baseadas em IA inovam em processos de diagnóstico e rastreio

Nesta primeira edição vai ficar a saber que interagimos com sistemas de Inteligência Artificial há muito tempo, contudo, na maior parte das vezes, não nos apercebemos dela. Saberá também que estes sistemas não são infalíveis, ainda cometem erros ‘infantis’. No entanto, já existe uma tecnologia que possibilita a deteção automática de achados imagiológicos de COVID-19 em imagens de raio-X. A Inteligência Artificial é igualmente usada no rastreio da retinopatia diabética, no diagnóstico de cancro gástrico e de outras doenças oncológicas, apoiando a decisão dos médicos através de técnicas de ciência dos dados e de machine learning.

O capítulo “temas de atualidade” apresenta a STAYAWAY COVID, aplicação de rastreio digital de contactos para a COVID-19, que conta com 2,6 milhões de downloads, e o robô de desinfeção hospitalar, um meio seguro e sistemático para evitar infeções, que já está em testes no Hospital de S. Martinho em Valongo. E porque continuamos a aprender com a história, lançamos um olhar para o passado, evocando a epidemia de peste bubónica, que em 1899 conduziu ao cerco sanitário do Porto e isolou a cidade durante cinco meses.

Dar voz aos cientistas para discussão de políticas públicas

Enquanto Laboratório Associado, o INESC TEC tem desempenhado um papel ativo no aconselhamento das entidades públicas dedicadas à ciência e inovação. “Ao longo dos nossos 35 anos de existência, temos vindo a contribuir para a definição de diretrizes de ciência, tecnologia e inovação que suportam as Políticas Públicas nacionais em áreas como a Energia, Saúde ou Competências Digitais”, recorda Artur Pimenta Alves, coordenador da revista.

Mário Amorim Lopes do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), co-editor do Tema Especial, não tem dúvidas que o propósito maior da ciência é melhorar as condições económicas e sociais da humanidade. “Acreditamos que os cientistas devem estar presentes na discussão de Políticas Públicas, pois, quando estas são baseadas na melhor evidência disponível e numa discussão aberta e plural, são a melhor garantia de uma sociedade mais próspera”, pode ler-se num dos artigos que assina. Aurélio Campilho do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER), que partilha a co-edição, concorda que a comunidade científica tem o dever de marcar presença, esclarecer, debater, opinar, mostrar caminhos. “É o que queremos fazer com a “INESC TEC Science & Society”, revela.

Duas edições por ano com subscrição gratuita

Disponível em formato eletrónico em Português e Inglês, a revista terá dois números por ano, um publicado no outono e outro na primavera. Cada número abordará um tema especial, sem excluir outros artigos de oportunidade, sendo que o número do outono terá o mesmo tema que o evento anual Fórum INESC TEC do Outono.

Esta primeira edição tem como tema especial «A Ciência dos Dados, Inteligência Artificial e Saúde», “muito oportuno nas circunstâncias que estamos a atravessar”, como faz notar Artur Pimenta Alves. “A próxima edição focará o tema Indústria” antecipa o Diretor Associado do INESC TEC.

 

“INESC TEC Science & Society”: subscrição gratuita em science-society.inesctec.pt

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal