INESC TEC apoia ABB Marine & Ports no desenvolvimento de ferramenta de otimização de parques eólicos marítimos

O INESC TEC, como entidade coordenadora do projeto europeu ATLANTISThe Atlantic Testing Platform for Maritime Robotics: New Frontiers for Inspection and Maintenance of Offshore Energy Infrastructures, está a apoiar a ABB Marine & Ports no desenvolvimento de um software de otimização que visa melhorar os processos de manutenção remota de parques eólicos offshore, de forma a reduzir os custos e a aumentar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade destas estruturas.

O sistema OCTOPUS tem sido desenvolvido por esta entidade para ser uma ferramenta que otimize a logística e os procedimentos de O&M em parques eólicos offshore. Pretende-se obter uma maior eficiência na utilização dos recursos físicos e humanos, através da redução dos tempos de viagem ou de espera das embarcações, e melhorar a segurança das operações de O&M dos parques eólicos marítimos, através de soluções robóticas.

Andry Maykol Pinto, coordenador do projeto e investigador no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, defende que “o ATLANTIS é crucial para apoiar o desenvolvimento de tecnologias no âmbito do setor eólico marítimo, e soluções como o OCTOPUS permitem que os stakeholders beneficiem desta digitalização e planeamento, que visam reduzir a estrutura de custos da operação e manutenção dos parques eólicos marítimos”.

O OCTOPUS irá caracterizar as limitações operacionais das embarcações e do pessoal técnico, avaliando simultaneamente as oportunidades que surgem da integração de tecnologia robótica marítima (veículos não tripulados) nas cadeias de valor.

O projeto ATLANTIS tem como objetivo desenvolver e testar soluções robóticas (subaquáticas, de superfície e aéreas) para a inspeção, manutenção e reparação de infraestruturas eólicas offshore, com vista a mitigar riscos e a reduzir os custos associados a estas operações. Com duração prevista de três anos, o projeto conta com um investimento global de 8,5 milhões de euros, financiado pelo H2020 – Programa Quadro para a Investigação e Inovação, ao abrigo do acordo número 871571.

O investigador INESC TEC mencionado nesta notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal