Parceria entre INESC P&D Brasil e HIGRA desenvolve sistema de monitorização de bombas e geradores anfíbios

O bombeamento de líquidos, em especial água potável, é uma atividade que muitas vezes passa despercebida no dia a dia, mas é imprescindível para a sociedade moderna. Por meio deste bombeamento a água potável chega a habitações e locais de trabalho, hospitais e indústrias. Paralelamente, quando se trata de geração ecologicamente correta de energia, é grande a importância da hidrogeração, que transforma a força da água em potência elétrica. Na base de ambas as tecnologias, tanto de bombeamento, quanto da geração de energia, estão as bombas e geradores anfíbios fabricados pela HIGRA.

O INESC P&D Brasil e a HIGRA, referência mundial em turbo geradores anfíbios, bombas anfíbias, aeradores e misturadores, assinaram em fevereiro uma parceria que tem como objetivo aumentar a eficiência e a confiabilidade do bombeamento e da hidrogeração.

Devido à instalação subaquática, os motores e geradores anfíbios possuem diversas peculiaridades de funcionamento, requerendo o uso de técnicas sofisticadas de instrumentação para o seu correto monitoramento e diagnóstico. Neste sentido, a parceria entre a HIGRA e o INESC P&D Brasil tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de diagnóstico, que permitirão aos operadores destes equipamentos obter conhecimento em tempo real acerca das suas condições de funcionamento.

Segundo o investigador do INESC P&D Brasil Douglas Riffel, “de posse das informações recolhidas a partir do sistema desenvolvido durante a parceria de investigação, o operador da bomba ou gerador anfíbio poderá antever situações que requeiram atenção, e, caso necessário, programar uma intervenção na data que venha a causar menos transtornos ao processo produtivo, evitando paradas intempestivas da planta industrial”.

A parceria é liderada por Elyson A. N. Carvalho e Douglas B. Riffel, professores na Universidade Federal de Sergipe (UFS), entidade associada ao INESC P&D Brasil.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal