O INESC TEC e a Universidade do Minho (UMinho) consolidaram a cooperação para os próximos anos, através da oficialização do Polo do INESC TEC na UMinho, em Braga. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no dia 10 de fevereiro e contou com a presença de João Claro, Presidente do INESC TEC, e Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho.
O protocolo assinado representa um passo estratégico na consolidação da colaboração entre as duas instituições e pretende potenciar novas oportunidades de investigação e inovação tecnológica.
A colaboração entre a UMinho e o INESC TEC teve início em 2010, com o Laboratório de Software Confiável (HASLab) a tornar-se parceiro privilegiado do instituto, tendo sido reforçada em 2012, com a integração do HASLab no INESC TEC, como centro de investigação na área da informática. Em 2019, esta colaboração foi novamente fortalecida, quando a UMinho se tornou associada do INESC TEC.
Sobre o protocolo assinado entre o INESC TEC e a UMinho, João Claro, Presidente do INESC TEC, admite que “Este é um momento muito significativo na evolução da parceria entre a Universidade do Minho e o INESC TEC. Esta trajetória consolidada de colaboração tem sido construída ao longo dos anos e reflete o compromisso de ambas as instituições com a excelência na investigação e inovação. O protocolo assinado reforça os alicerces desta relação, estruturando a nossa capacidade de concretização e aprofundando uma visão conjunta para o futuro”.
“A vitalidade desta parceria assenta na articulação entre conhecimento, inovação e impacto, sustentada por um forte alinhamento estratégico e instrumentos eficazes de operacionalização institucional. O HASLab tem sido um pilar essencial nesta colaboração, com um percurso e uma visão futura como um centro de excelência. Esta trajetória reflete-se, nos últimos cinco anos, em centenas de publicações científicas, dezenas de projetos e na formação de talento altamente qualificado. Olhando para o futuro, a agenda do HASLab mantém-se dedicada a alguns dos desafios mais estratégicos do nosso tempo, em áreas como a inteligência artificial, a computação quântica, a supercomputação e a cibersegurança. Com este protocolo, reafirmamos a nossa ambição conjunta de contribuir através da investigação e da inovação para alguns dos desafios mais críticos para a sociedade e a economia, impulsionando o desenvolvimento tecnológico do país”, acrescenta João Claro.
A cerimónia contou com a presença de docentes e investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab), que agora constitui o Polo do INESC TEC na UMinho, assim como outros representantes das duas instituições.