Programa UT Austin Portugal e Universidade de Coimbra lançam segunda edição de curso avançado em imagem biomédica

O curso avançado em imagem biomédica, organizado em parceria entre o Programa UT Austin Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, está de volta para a segunda edição. As inscrições já estão abertas e decorrem até 21 de abril. Os participantes deverão possuir conhecimentos e competências básicas em ciências biomédicas e poderão obter 10 créditos da Universidade, caso pretendam fazer a avaliação final. O curso decorre em formato online.

Dar uma visão das principais metodologias de imagem utilizadas em biomedicina, fornecer conhecimentos para compreensão das técnicas de imagiologia biomédica e explorar o seu potencial como ferramenta essencial para o estudo de sistemas biológicos em ambientes de investigação, assim como discutir os desafios desta área em ambiente clínico são alguns dos benefícios do curso avançado que o Programa UT Austin Portugal e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra levam a cabo em formato online. Este ano, as novidades incluem uma sessão sobre Inteligência Artificial e Data Science aplicada à imagiologia biomédica.

O curso é destinado a estudantes de pré ou pós-graduação, profissionais de saúde, engenheiros biomédicos, engenheiros físicos, físicos, investigadores, médicos, enfermeiros e técnicos em imagem médica e radioterapia.

Com arranque marcado para 27 de abril, o curso prolonga-se até junho com sessões todas as quintas e sextas-feiras. Ao todo são 60 horas repartidas por 12 sessões que incluem conteúdos teóricos e práticos. Os temas serão apresentados por especialistas de renome em Imagem Biomédica, e incluem desde Terapia de Protões, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, US/Doppler, Medicina Nuclear e Ótica, bem como sistemas multimodalidade. Nas diferentes temáticas serão abordadas as bases físicas e de instrumentação, complementadas pelas suas aplicações atuais e os desenvolvimentos futuros esperados.

Andreia Passos, Diretora Executiva do Programa UT Austin Portugal, acredita que “o curso tem características diferenciadoras, que permitem a troca de pontos de vista entre especialistas de Portugal, Universidade do Texas em Austin, na qual se inclui o prestigiado MD Anderson Cancer Center, e ainda da Alemanha, via German Cancer Research Center, lembrando que “a coordenação científica conta com o conhecimento e experiência de Maria Filomena Botelho, diretora da área de Física Médica do Programa UT Austin Portugal e docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra”. O que se pretende, garante, é “contar com o contributo de especialistas para promover a discussão sobre avanços recentes na imagiologia biomédica, o que pode levar ao desenvolvimento de novos projetos interdisciplinares naquela área”.

Para além disso, o curso tem a particularidade de garantir 10 unidades de crédito ECTS na Universidade de Coimbra, caso sejam cumpridos os requisitos de frequência e avaliação.

Maria Filomena Botelho considera que o sucesso da edição anterior demonstra o interesse da comunidade científica e médica nos avanços observados no campo da Imagem Biomédica. Refere ainda que “a parceria com o Programa UT Austin Portugal tem constituído uma mais valia notável na promoção de novas fronteiras do conhecimento, essencialmente através do envolvimento de peritos internacionais de elevado nível científico que colaboram com o Programa”.

A inscrição pode ser feita no website.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal