O projeto europeu agROBOfood lançou o seu primeiro concurso, destinado ao financiamento de Innovation Experiments adicionais às existentes na rede. Até ao dia 31 de maio, encontra-se aberta a primeira Open Call for Innovation Experiments, que visa impulsionar a adoção da robótica nos setores agroalimentar e florestal.
No total, estão disponíveis 2.65M€, entre 300 a 500 mil euros por proposta, para apoiar pequenos consórcios (2-5 parceiros) que promovam a utilização/adoção de robôs nos setores agroalimentar e florestal. Estes consórcios devem considerar pelo menos um utilizador final e uma PME na área da robótica/tecnologias.
O projeto H2020 agROBOfood conta com a participação do INESC TEC através do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e foi lançado em junho 2019 com o objetivo criar um ecossistema europeu para a acelerar a adoção de tecnologias robóticas nos setores agroalimentar e florestal, bem como apoiar as PME europeias a tornarem-se mais eficientes e competitivas.
Este concurso vem, portanto, confirmar a missão inicial do projeto ao:
- apoiar a indústria, nomeadamente as PME dos setores agroalimentar e florestal, no processo de transformação digital, através do desenvolvimento de demonstradores e plataformas, da transferência de tecnologia e outros serviços;
- apoiar a indústria europeia de automação (máquinas agrícolas, manuseio de materiais, etc.), para poder beneficiar das oportunidades de orientação, apoio e de fazer equipa com startups e PME do setor da robótica;
- mobilizar cofinanciamento privado (através de aquisições por parte de players industriais importantes, de investimentos de capital de risco empresariais, etc.) que vão apoiar o escalar de tecnologias robóticas e acelerar a transformação digital dos setores agroalimentar e florestal.
A seleção de candidatos, que deverão ter sede em qualquer um dos Estados-membros, ou em países associados ao programa Horizonte 2020, obedece a cinco critérios:
- Abordar uma necessidade comercial no setor agroalimentar e florestal;
- Desenvolver uma solução baseada em tecnologias robóticas;
- Concordar com a utilização dos serviços transfronteiriços da rede;
- O consórcio tem de ter um fabricante de tecnologia e utilizador final da tecnologia;
- Recorrer a um Digital Innovation Hub (DIH) parceiro local como ponto de contacto preferencial. Em Portugal poderão recorrer ao INESC TEC, contactando o investigador Filipe Neves dos Santos.
A Open Call for Innovation Experiments encontra-se aberta até 31 de maio; já o período de implementação, vai decorrer entre setembro de 2020 e maio de 2022.
Ao longo do projeto, composto por 38 parceiros europeus, vão ser lançadas novas open calls. No total, existem 8M€ disponíveis para apoiar Pequenas e Médias Empresas.
Todas as informações relevantes para a candidatura encontram-se disponíveis no website do projeto.
Informações adicionais, poderão ainda ser obtidas através dos emails info@agrobofood.eu e filipe.n.santos@inesctec.pt ou, ainda, através da subscrição da newsletter do agROBOfood.
O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.