Projeto de robótica do INESC TEC ganha prémio Vida Rural

O projeto METBOTS, desenvolvido pelo INESC TEC, em parceria com a ADVID – Cluster da Vinha e do Vinho, ganhou o Prémio “I&D que Marca”, atribuído na edição de 2022 dos Prémios VIDA RURAL.

Este projeto nasceu da colaboração entre o trabalho do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e do Centro de Fotónica Aplicada (CAP), dando origem a uma plataforma autónoma que permitirá automatizar monitorização metabólica, que conjuga várias tecnologias de navegação e manipulação autónoma, com instrumentação ótica avançada de espectroscopia e respetivo processamento de informação.

O robô METBOTS é capaz de efetuar uma análise composicional in-situ e em tempo real, assim como apresentar imagens metabólicas geo-referenciadas. Estas imagens são correlacionadas e interpretadas por um sistema avançado de auto-aprendizagem baseado em inteligência artificial, que permitirá auxiliar práticas vitícolas precisas. Os resultados podem ser ainda utilizados para efetuar análises da resposta metabólica, utilizando modelos da planta à escala genómica, por forma a estudar os fluxos entre ciclos bioquímicos de interesse mediante a resposta fisiológica da planta.

O investigador responsável, Rui Martins (CAP), explica a importância desta distinção. “O Prémio I&D que Marca é uma distinção de excelência científica e tecnológica, atribuída por peritos que consideraram esta tecnologia fundamental e de elevado impacto para a sustentabilidade do uso da água, fertilizantes, diagnóstico e tratamentos de doenças nas plantas”, acrescentando que “estes trabalhos têm uma relevância muito significativa a nível científico, tecnológico, ambiental, económico e social, particularmente neste contexto de alterações climáticas e de crise alimentar que enfrentamos, desafios pelos quais a equipa do INESC TEC da iniciativa Tec4AgroFood trabalha arduamente para apresentar soluções relevantes e materializáveis”.

A cerimónia dos Prémios VIDA RURAL 2022 realizou-se durante o congresso AgroIN, que decorreu em Lisboa, no dia 28 de abril, num regresso do evento ao formato presencial.

 

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal