Projeto desenvolve solução para deteção precoce da doença flavescência dourada da vinha

O Grupo operacional FD CONTROLO promoveu um dia de campo, em Amares, Braga, que contou com cerca de 80 participantes, representantes de parceiros e entidades interessados na temática da doença da Flavescência Dourada (FD) da vinha. O evento ficou marcado pela apresentação dos resultados na área, nomeadamente uma armadilha inteligente que vai apoiar a deteção precoce da doença.

O evento teve como objetivo consciencializar os viticultores e viveiristas das sub-regiões do Minho para os graves problemas fitossanitários que podem afetar a produção local, assim como, desenvolver soluções que ajudem no combate e controlo desta doença causadora de graves prejuízos nas produções.

Em concreto, o FD CONTROLO tem vindo a promover a cooperação entre entidades do setor agrícola nacional e parceiros das instituições de investigação, destacando todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, bem como apostando na transferência de conhecimento com o objetivo da construção e divulgação de soluções para problemas comuns como é o caso da FD da vinha.

 

Armadilha inteligente carimba contribuição do INESC TEC

Entre os principais resultados apresentados durante o evento destaca-se uma armadilha inteligente para monitorização e captura da população do inseto vetor – Scaphoideus titanus – responsável pela propagação da doença na vinha. Esta armadilha, desenvolvida pelo INESC TEC, permite automatizar todo o processo de identificação de insetos na cultura, minimizando as idas ao terreno e, apoiar a deteção precoce.

“A armadilha inteligente está equipada com fita cromática, iluminação artificial, georreferenciação, sensores de temperatura e humidade, captura periódica de imagem, cartão de dados para comunicações e painel solar de alimentação. Além disso, está conectada a uma plataforma de gestão que, por sua vez, alimenta a informação de uma aplicação móvel que pode ser utilizada por agricultores, investigadores e autoridades competentes”, refere Filipe Neves dos Santos, responsável pelo projeto no INESC TEC.

Com base nesta solução, desenvolvida no âmbito do projeto, introduziram-se processos inovadores de monitorização e deteção precoce da presença do inseto vetor, bem como de emissão de alertas em tempo real para o viticultor.

Com base nos estudos desenvolvidos, o FD CONTROLO tem vindo a contribuir ainda para aumentar o rendimento dos agricultores pela redução do uso de pesticidas e fornecer à Autoridade Fitossanitária Nacional informação que possa ser processada em recomendações anuais de controlo da FD.

Importa referir que em 2021 foram ainda realizados levantamentos em campo, para avaliar a diversidade da vegetação na proximidade das armadilhas colocadas no interior e na bordadura da vinha. Foi realizado também um inventário por vinha, com base nos levantamentos florísticos da vegetação associada a cada armadilha, caracterizados por diferentes ecossistemas.

Neste último ano do projeto, o consórcio vai ainda validar os resultados já obtidos e produzir um Manual Técnico sobre esta temática.

O grupo operacional FD CONTROLO é liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e conta com mais oito parceiros. O projeto tem data de fim prevista para o final do ano 2022 e é financiando pelo Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

O investigador do INESC TEC referido na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal