O INESC TEC é um dos parceiros do projeto europeu Mari4_YARD, dedicado ao desenvolvimento de soluções de construção flexível e modular em estaleiros navais de pequena e média dimensão, que foi um dos premiados na categoria Viabilidade Económica, da prestigiada iniciativa Waterbone Awards. O prémio reconheceu o trabalho levado a cabo no âmbito deste projeto, que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas de auxílio aos trabalhadores navais, assim como na preparação das operações para o futuro.
Na sua génese, o projeto parte da dinâmica e competitividade da indústria naval europeia, com ligações a setores importantes, como o dos transportes, segurança, energia, investigação e ambiente. Manter a dianteira nesta área, por via da Internet das Coisas (IoT), das ferramentas móveis e omnipresentes, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e da robótica para implementar um estaleiro conectado, foi uma das premissas que motivou o Mari4_YARD.
No conjunto de resultados do projeto destaca-se o portfólio de soluções centradas no trabalhador, tendo por base novas soluções de robótica colaborativa e flexível, soluções de realidade aumentada e projetada, e exoesqueletos.
A participação do INESC TEC no projeto, que teve início em dezembro de 2020 e prolongou-se até 2024, focou-se no desenvolvimento de um manipulador móvel tendo em vista a robotização de diferentes tarefas de logística interna e na criação de intefaces intuitivas homem-máquina para efeitos de programação de robôs, e no desenvolvimento de uma solução de realidade projetada para auxiliar operadores nas tarefas de marcação, corte e soldadura de estrutura metálicas. A experiência da instituição ao nível da transferência de tecnologia para o setor industrial, juntamente com a vertente colaborativa com a Universidade do Porto, foram também mais-valias importantes para o projeto.

A edição de 2025 dos Waterborne Awards decorreu em Bruxelas, nos dias 4 e 5 de fevereiro. Para além da vitória na categoria Viabilidade Económica, o projeto Mari4_YARD conquistou também uma nomeação na categoria Inovação. Recorde-se que estes prémios visam distinguir projetos no setor marítimo, com enfase na sustentabilidade, inovação e competitividade.
O Mari4_YARD é financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da EU – Horizonte 2020, ao abrigo do acordo n.º 101006798. O consórcio do projeto é composto por 18 entidades, oriundas de nove países.