Projeto InterConnect vai financiar soluções tecnológicas no setor elétrico europeu

Cerca de 2 milhões de euros é o montante disponível para atribuir a empresas de países membros da União Europeia para desenvolverem 14 soluções tecnológicas a aplicar no setor elétrico europeu. A iniciativa, lançada no âmbito de um programa de financiamento do maior projeto de investigação europeu até à data – InterConnect – liderado pelo INESC TEC, está aberta até 26 de julho. O objetivo é construir protótipos que apoiem a digitalização do setor elétrico.

O programa de financiamento destina-se, sobretudo, a startups e PME europeias. Cada projeto receberá até 150 mil euros para desenvolver as soluções interoperáveis. Esta é a primeira das três iniciativas de financiamento que o projeto tem planeadas, que pretendem promover a inovação nas áreas dos edifícios (residenciais e terciários) e das redes elétricas, contribuindo ativamente para a digitalização, bem como a eficiência energética.

O projeto InterConnect junta 50 parceiros europeus, oriundos de 11 países da União Europeia, com o objetivo de desenvolver ferramentas que permitam a interoperabilidade entre equipamentos elétricos e a rede elétrica.

“O projeto visa o desenvolvimento de uma estrutura digital que permite que os equipamentos, nas casas e na indústria, sejam capazes de comunicar com prestadores de serviços e operadores de rede. O seu propósito passa pela implementação de soluções que garantam flexibilidade do lado da procura, permitindo aos consumidores e produtores a alteração os seus hábitos de consumo e com isso melhorar a eficiência e resiliência do sistema elétrico, contribuindo assim para a independência energética que a EU pretende alcançar”, explica David Rua, coordenador do projeto e investigador no INESC TEC.

As propostas selecionadas serão integradas num programa de apoio que conta com especialistas técnicos e mentores de negócio que vão guiar a proposta até à sua implementação e integração no mercado. A liderar este processo está a empresa europeia Funding Box, que está responsável por dar a conhecer os resultados no final de outubro.

“Em novembro vamos começar a trabalhar com as 14 empresas escolhidas nesta primeira ronda de financiamento e iniciar o programa de apoio, que terá uma duração de sete meses. Durante esse período passaremos por três fases: na primeira o objetivo passa por definir a prova de conceito, depois passaremos à etapa em que as empresas vão desenvolver os seus protótipos e respetivos modelos de negócio e, por último, o teste e validação dos produtos/serviços em ambiente de mercado utilizando para isso os demonstradores que estão a ser instalados a nível europeu onde se implementam as soluções que estão a ser desenvolvidas pelo projeto”, refere Yolanda Moreno, líder de projetos na Funding Box.

As candidaturas deverão ser feitas até às 17h (hora de Bruxelas) de dia 26 de julho. Toda a informação e documentação necessária pode ser consultada na página do projeto, aqui, assim como o acesso aos formulários de candidatura.

 

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo número 857237

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal