Projeto liderado pelo INESC TEC tem um milhão de euros para financiar até 10 soluções tecnológicas no setor elétrico europeu

Cerca de um milhão de euros é o montante disponível para as empresas dos estados-membros da UE desenvolverem e implementarem aplicações para o setor energético, com vista a mitigar o impacto da atual crise energética. As candidaturas estão abertas até 26 de junho. O programa de financiamento, lançado pelo projeto europeu InterConnect, liderado pelo INESC TEC, destina-se a empresas europeias em fase de arranque, PMEs, empresas de média capitalização, e grandes empresas.

Cada candidatura poderá receber um montante máximo de 100 mil euros para desenvolver as soluções pretendidas. Este programa, que tem como objetivo desenvolver e implementar aplicações energéticas que possam ajudar a mitigar o impacto da atual crise energética, aumentando a estabilidade da rede, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e os custos energéticos para os consumidores, através do Quadro Europeu Comum de Referência para a Energia.

Pretende-se que os candidatos tenham já uma base de consumidores significativa, demonstrando a sua capacidade em atrair e interagir com o seu público-alvo. “Os participantes da call irão desenvolver uma Aplicação Energética que irá recorrer aos módulos de interoperabilidade semântica desenvolvidos no âmbito do InterConnect, de forma a interpretar sinais de operadores de redes elétricas e informar os consumidores sobre a melhor altura do dia para utilizar os respetivos eletrodomésticos e sistemas”, explica David Rua, coordenador do projeto e investigador do INESC TEC.

O processo de seleção divide-se em duas etapas, com até dez projetos de países elegíveis escolhidos de forma criteriosa para desenvolver um Plano de Especificação e Desenvolvimento, no espaço de um mês. No final, até sete projetos terão a oportunidade de integrar, implementar e testar as suas aplicações de energia através da inovadora estrutura interoperável, dos serviços de alto nível, e das bases de dados do InterConnect.

“Esta é uma oportunidade para as empresas se dedicarem a um domínio com alta visibilidade, propondo aplicações e criando modelos de negócios baseados na participação dos consumidores, contribuindo ativamente para a resiliência da rede”, reforça David Rua.

Uma vez que Portugal, Países Baixos, Itália e Grécia contam já com demonstradores em funcionamento no âmbito do projeto, estes países estão excluídos da presente chamada. No entanto, empresas de todos os estados-membros da UE podem propor a operacionalização de demonstradores em outros países.

No site Open Calls estão disponíveis todas as informações relativas a este programa, bem como todos os documentos e formulários de inscrição necessários. As submissões de candidatura estão abertas até ao dia 26 de junho, pelas 17:00 (horário de Bruxelas).

O projeto InterConnect é financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia – ao abrigo da convenção de subvenção n.º 857237.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal