Projeto para desenvolver um sistema de pulverização inteligente chegou ao fim

No passado dia 20 de julho, em Alcobaça, teve lugar a sessão de encerramento do projeto IDT SPIN – Solução de Pulverização de Precisão Inteligente, um projeto desenvolvido em copromoção com o INESC TEC no âmbito da agricultura de precisão.

Os cerca de 40 participantes tiveram a oportunidade de assistir a várias palestras sobre temas relacionados com o SPIN, enquanto testemunharam a apresentação dos principais resultados do projeto. Todos os parceiros envolvidos deram a conhecer os avanços alcançados até ao momento e demonstraram o potencial do SPIN na otimização dos processos de pulverização e na contribuição para um uso mais sustentável de recursos. Por parte do INESC TEC, foi Filipe Santos, coordenador da iniciativa TEC4Agro-food, que liderou a apresentação “Sensorização de apoio à pulverização de precisão”, na qual explicou as vantagens económicas e ambientais da utilização de sistemas de aplicação taxa variável em máquinas de pulverização. Filipe Santos referiu que “durante os testes do protótipo do INESC TEC de taxa variável, incorporado no protótipo do pulverizador da TOMIX, e demonstrados na estação de fruticultura do INIAV, foi possível observar uma redução de 80% do produto aplicado, representando ganhos económicos e ambientais“.

No final da manhã, os presentes puderam ainda assistir à última demonstração da máquina de pulverização de precisão inteligente que tem sido desenvolvida pelo consórcio, que aconteceu na Quinta Nova, no Polo de Inovação do INIAV em Alcobaça.

De acordo com os promotores, e apesar do fim do projeto, os responsáveis pelo desenvolvimento do protótipo reconheceram que este ainda não se encontra finalizado e reafirmaram o compromisso de prosseguir com o seu aperfeiçoamento. “O objetivo é que, num futuro próximo, o setor agrícola possa desfrutar de um pulverizador de precisão inteligente, capaz de promover a eficiência e sustentabilidade nas atividades agrícolas”, defendem.

O projeto SPIN

Uma das ações recorrentes na agricultura é a aplicação de substância químicas, para a qual é normalmente utilizado um pulverizador acoplado a um trator, onde as perdas podem chegar aos 80%. Por outro lado, aplicações incorretas e desajustadas por parte dos produtores podem também levar a contaminação de solos, águas e atmosfera, excesso de resíduos nos produtos alimentares ou maiores consumos energéticos.

Foi neste cenário que surgiu a principal motivação do projeto SPIN, que tem como objetivo melhorar estes equipamentos, criando um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas, para que os especialistas do setor possam praticar uma agricultura de precisão inteligente e mais sustentável.

O INESC TEC, através do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), é copromotor do projeto, juntamente com mais cinco parceiros, nomeadamente o INIAV, a Consulai, a Tomix, a Campotec e o INEGI.
Com a duração de dois anos e meio, o INESC TEC neste projeto teve financiamento de cerca de 100.000€ do programa PT2020.

 

Créditos fotos: Projeto SPIN

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal