Projetos INESC TEC distinguidos nos Portugal Digital Awards 2020

Os projetos do INESC TEC ScalABLE 4.0 – Scalable automation for flexible production systems e KnowLogis – Expertise in Healthcare Logistics, foram distinguidos nos Portugal Digital Awards 2020, uma iniciativa promovida pela IDC, em parceria com a Axians.

projeto europeu ScalABLE 4.0, coordenado pelo INESC TEC através dos Centros de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e de Engenharia de Sistemas Industriais (CESE), conquistou o prémio Melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria e Energia, tendo o projeto KnowLogis, desenvolvido pelo Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC, vencido o prémio para Melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde.

A cerimónia de entrega dos Portugal Digital Awards decorreu no dia 10 de dezembro, em formato digital, e visou reconhecer as organizações e empresas que mais se afirmaram na transformação digital dos seus negócios.

Segundo Germano Veiga, coordenador adjunto do CRIIS, Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e líder do projeto ScalABLE 4.0, “esta distinção premeia um esforço continuado do INESC TEC no desenvolvimento de soluções multidisciplinares com aplicação em sistemas avançados de produção”.

Já Mário Amorim Lopes, investigador do CEGI responsável pelo projeto KnowLogis e Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, refere que “esta distinção é sobretudo um reconhecimento de que o nosso trabalho de investigação pode culminar, a breve trecho, em resultados com impacto positivo na sociedade”.

O projeto ScalABLE 4.0, que tem a Simoldes como parceiro tomador da tecnologia, visou o desenvolvimento de sistemas de automação escaláveis e flexíveis, que permitem a otimização e manutenção de linhas de produção em tempo real, adaptando a automação de uma fábrica de acordo com as necessidades imediatas da produção.

No que diz respeito ao KnowLogis, implementado pelo Hospital de Gaia/Espinho com a Glintt, o projeto focou-se no desenvolvimento de um sistema de gestão inteligente para monitorizar e acompanhar, de forma ativa e dinâmica, os indicadores das atividades mais críticas da logística hospitalar, estimando, quantificando e sugerindo medidas de correção e melhoria.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal