PSCC 2020 contou com mais de 400 pessoas de todo o mundo

Pela primeira vez desde 1963, data de início desta conferência, a PSCC – Power Systems Computation Conference – foi organizado em modo totalmente virtual devido à pandemia. A conferência, que se tornou num dos eventos mundiais de maior importância no domínio dos sistemas de energia, foi organizada pelo INESC TEC e contou com a participação de cerca de 450 pessoas.

Nesta edição da PSCC 2020 foram aceites 225 artigos para apresentação, num universo de 1.142 abstracts e 739 artigos completos que foram submetidos. Durante cinco dias, de 29 de junho a 3 de julho, mais de 400 pessoas reuniram-se ao longo de todo o dia, em diferentes fusos horários, para assistir a tutoriais e às apresentações dos artigos.

Também os investigadores do Centro de Sistemas de Energia (CPES) Alex Coronati, Carla Gonçalves, Carlos Moreira, Clara Gouveia, João Catalão, João Peças Lopes, José Gouveia, José Ricardo Andrade, Justino Rodrigues, Laura Cavalcante, Leonel Carvalho, Ricardo Bessa, e o investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) João Gama, se fizeram representar nesta conferência, com um total de nove artigos apresentados. Desde o planeamento de redes de distribuição, a métodos de estatísticos e de machine learning para previsão de energia eólica, à previsão residual para curvas de mercado, foram vários os temas apresentados pelos investigadores do INESC TEC e colocados à discussão neste fórum internacional.

João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC e chair da Comissão Organizadora Local do PSCC 2020, fez o encerramento da conferência reforçando o sucesso desta edição e apresentando a cidade do Porto, local que vai receber a próxima edição do PSCC, entre os dias 27 de junho e 1 de julho de 2022, onde será de novo o Chair da Comissão Organizadora Local.

O PSCC, que se realiza a cada dois anos, serve de fórum internacional para a troca regular de conhecimento e experiência sobre os últimos desenvolvimentos na área da computação nos sistemas de energia.

Mais informações sobre o PSCC 2020 podem ser consultadas em: https://pscc2020.pt/

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEUP e à UP-FEP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal