Quarta edição do Encontro Estratégico explora o novo normal do INESC TEC

Teletrabalho. Virtualidade. Crise. Flexibilidade. Qualidade de vida. Distância. Mobilidade. Aprendizagem. Foi com base nestes conceitos que nasceu o tema do Encontro Estratégico do INESC TEC deste ano, “Making it work, from anywhere”, que decorreu no passado dia 11 de setembro.

Transformado num evento virtual devido às circunstâncias atuais de pandemia, o Encontro Estratégico do INESC TEC 2020 contou com cerca de 200 participantes, numa edição que manteve os oradores e os debates no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas sem audiência e distantes de um público diverso de colaboradores, que acompanharam o evento em direto através de diferentes pontos, localidades e condições.

Com o objetivo de refletir e debater sobre temas essenciais para o futuro do INESC TEC, esta iniciativa interna e de caráter estrutural para a instituição vai já na sua quarta edição. Os dois painéis que compuseram o programa focaram a sua atividade, por um lado, na Organização, destacando relações com empresas, a gestão de laboratórios e de espaços, e, por outro, numa abordagem direcionada para as Pessoas, evidenciando a gestão em ambiente académico, a nova liderança, a cultura organizacional e o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Todos estes temas foram debatidos à luz dos atuais tempos de confinamento e de trabalho à distância, numa tentativa de analisar os impactos desta nova realidade no futuro da instituição.

O evento contou ainda com um keynote speech por Annika Gehrmann, responsável pelo grupo de Recursos Humanos Internacionais da Fraunhofer, onde foi demonstrada a perspetiva desta instituição perante as atuais adversidades e de que forma contornaram os problemas juntos dos seus colaboradores.

Esta foi a primeira vez que um evento interno desta natureza decorreu num formato híbrido. De acordo com palavras da organização, “a pertinência da temática do encontro alicerça-se nas alterações profundas a que assistimos na forma como as pessoas trabalham e como as relações entre entidades se materializam, com impacto a longo prazo. A frieza potencial de um evento online foi dirimida pela riqueza das intervenções dos oradores e pelo calor dos debates que se seguiram”.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal