Que tecnologia wearable e de Inteligência Artificial tem o INESC TEC para a área de Saúde e Segurança no Trabalho?

Foi na conferência PROTEGER24, promovida pela Associação Portuguesa de Segurança (APSEI) e considerada a maior a nível nacional no setor da Segurança, que o INESC TEC apresentou o trabalho que realiza na área de Saúde Ocupacional Quantificada, em concreto, as soluções tecnológicas que tem vindo a desenvolver para a monitorização psicofisiológica de profissionais como bombeiros, polícias, controladores de tráfego aéreo, militares ou até mesmo trabalhadores agrícolas.

“Wearables & IA Aplicada à SST” foi a apresentação que abriu o programa de palestras da edição de 2024 da conferência PROTEGER. Susana Rodrigues e Duarte Dias, investigadores do INESC TEC, partilharam com a audiência as soluções tecnológicas que a instituição tem vindo a desenvolver para monitorização psicofisiológica. “Tivemos a oportunidade de dar a conhecer o trabalho que realizamos na área de Saúde Ocupacional Quantificada, no âmbito da qual nos temos dedicado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a monitorização psicofisiológica de profissionais”, explicam os investigadores, acrescentando que se trata de uma área que soma mais de 10 anos de investigação.

“Dentro desta linha de investigação, já desenvolvemos dispositivos wearable adaptados e algoritmos baseados em Inteligência Artificial com três patentes, com base na análise de datasets, com mais de 1500 horas de Eletrocardiograma (ECG), recolhidos de diferentes grupos profissionais, nomeadamente bombeiros, policias, controladores de tráfego aéreo e militares”.

Alguns exemplos das soluções apresentadas pelos investigadores do INESC TEC foram a tecnologia desenvolvida no projeto VR2Market – Vital Responder to Market, que permite, entre outras aplicações, monitorizar os sinais vitais e variáveis ambientais a que profissionais como bombeiros, polícias ou paramédicos, estão expostos; ou os dispositivos wearable usados no projeto AgWearCare para captar e digitalizar dados que podem apoiar o trabalho agrícola e ajudar a prevenir lesões músculo-esqueléticas.

Susana Rodrigues e Duarte Dias apresentaram, no espaço Inovação da Conferência, a WeSENSS, uma spin-off do INESC TEC

Além disso, Susana Rodrigues e Duarte Dias apresentaram, no espaço Inovação da Conferência – dedicado à exposição de soluções de Segurança -, a WeSENSS, uma spin-off do INESC TEC, que integra a solução tecnológica que tem vindo a ser desenvolvida nesta linha de investigação, permitindo de forma robusta, simples e eficaz, a avaliação e monitorização da saúde e do impacto das variáveis ambientais nos trabalhadores, e a promoção da sua segurança em situações reais.

A PROTEGER24 decorreu no Centro de Congressos do Estoril, nos dias 10 e 11 de abril e contou com mais de 1850 pessoas, entre especialistas, nacionais e internacionais, académicos e profissionais de segurança.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal