Rede de apoio ao ecossistema empresarial assinala 15º aniversário

Ajudar as empresas a crescer no mercado internacional, de forma inovadora e competitiva, é o grande objetivo da Entreprise Europe Network, que celebra, em 2023, quinze anos de atividade. O INESC TEC é membro da rede europeia em Portugal, no consórcio EEN-PORTUGAL, e uma das mais de 450 entidades que integram esta Rede, que está atualmente presente em 40 países e que oferece diversos serviços de apoio a pequenas e médias empresas, com destaque para as atividades de suporte à internacionalização e inovação, apoiando a transição para modelos de negócios mais sustentáveis, resilientes ​​e digitais.

O INESC TEC integra a Enterprise Europe Network desde 2015, ajudando as empresas na criação de parcerias e colaborações internacionais, assim como nas atividades de estratégia e gestão da inovação. “Através da Enterprise Europe Network, apoiamos as empresas na identificação de parceiros internacionais de negócio, tecnologia ou de investigação e desenvolvimento, na melhoria dos seus processos de inovação e na identificação das fontes de financiamento mais relevantes a nível europeu para a sua atividade”, esclarece Cristina Barbosa.

Segundo a investigadora do INESC TEC, os serviços de aconselhamento, apoiados por uma rede global de especialistas em desenvolvimento de negócio, focam-se na expansão internacional e em melhores oportunidades de mercado para as PME, em várias áreas, nomeadamente inovação, sustentabilidade, digitalização, internacionalização, acesso a financiamento e programas de financiamento europeu, Mercado Único Europeu, parcerias comerciais, tecnológicas e de Investigação e Desenvolvimento.

“Alguns dos exemplos de serviços de aconselhamento que temos disponíveis são o acompanhamento na escrita do seu perfil de negócio, o contacto com parceiros internacionais da Enterprise Europe Network para identificar potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial à nível global, e o apoio à participação em eventos B2B internacionais promovidos pelos parceiros da Network. No respeitante à inovação, realizamos um diagnóstico à situação atual e desenhamos um plano de ação de melhoria quer da estratégia, das atividades e dos processos internos da organização”, acrescenta a investigadora.

A Entreprise Europe Network conta ainda com o envolvimento de Daniel Vasconcelos, responsável pelo Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, como embaixador para um apoio de primeira linha em questões da Propriedade Intelectual (IP Helpdesk Ambassador).

“A gestão da Propriedade Intelectual, como mecanismo para inovar e internacionalizar, assume especial relevância, porque permite identificar oportunidades e capturar o valor criado. O INESC TEC tem procurado partilhar com a rede a sua experiência na gestão destes ativos intangíveis, os quais são posteriormente transferidos através do sector empresarial, em especial as spin-offs”, explica Daniel.

No caso da Propriedade Intelectual, a Entreprise Europe Network destaca a  modalidade de financiamento europeu, disponível praticamente durante todo o ano (até esgotar a linha de financiamento) para apoiar as empresas nos processos ao relativos a registos de propriedade.

A Entreprise Europe Network é a maior rede de apoio a pequenas e médias empresas, a nível mundial, reúne mais de 450 parceiros, nomeadamente câmaras de comércio e indústria, organizações de desenvolvimento regional, universidades e centros de investigação e agências de inovação, marcando presença em 40 países europeus e não-europeus.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal