Rede internacional discute no INESC TEC a simbiose entre Computação de Alto Desempenho e Inteligência Artificial

O INESC TEC acolheu, entre 15 e 17 de setembro, em formato híbrido, o principal evento de networking da rede internacional CENTRA – Collaborations to Enable Transnational Cyberinfrastructure Applications, este ano subordinado ao tema “Convergência entre Performance de Alto Desempenho e Inteligência Artifical para Comunidades Inteligentes em Rede” (em inglês “HPC and AI Convergence for Smart Connected Communities”).

O evento incluiu apresentações e painéis de discussão sobre inteligência artificial, redes de comunicação 5G, sistemas de energia inteligentes, sistemas ciberfísicos, computação de alto desempenho (HPC), computação periférica (edge computing), entre outras áreas científicas. Cerca de 100 pessoas participaram (remota e presencialmente) nos três dias do evento, que contou com vários oradores internacionais da Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Taiwan e Portugal.

Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e professor associado na UMinho presidiu à sessão. “As colaborações transnacionais são o caminho a seguir para termos investigação de base científica verdadeiramente impactante e transformadora. Após um ano de pausa, este evento anual regressou, cumprindo mais uma vez o seu propósito de reforçar a colaboração científica”, afirma Rui Oliveira.

Visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos.

Alguns dos participantes visitaram os laboratórios de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos e de Robótica e Sistemas Robóticos Autónomos do INESC TEC.

A rede CENTRA apoia colaborações entre centros de investigação, institutos e laboratórios em todo o mundo. A rede promove atividades colaborativas de investigação em infraestruturas cibernética destinadas a educar uma nova geração de investigadores que são técnica e culturalmente competentes para se envolver com redes científicas internacionais

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UMinho.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal