Reflexão europeia sobre Propriedade Intelectual contou com participação do INESC TEC

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) organizou uma Conferência de Alto Nível sobre Propriedade Intelectual e Transição Digital, num evento online que contou com a participação do INESC TEC.

Foi no dia 11 de fevereiro que o Centro Cultural de Belém acolheu a conferência internacional subordinada ao tema “A metamorfose da Propriedade Intelectual na Era da Transição Digital”. Seguindo o lema “recordar o passado, atuar no presente e refletir sobre os desafios do futuro”, esta iniciativa teve como objetivo ponderar, por um lado, sobre a importância da Propriedade Intelectual no contexto europeu, e, por outro, sobre a promoção da transformação digital das organizações, uma vez que estas serão importantes impulsionadores da retoma económica. O evento contou com 1255 participantes de todo o mundo, ligados virtualmente num palco que recebeu vários stakeholders envolvidos na área de Propriedade Intelectual, desde empresas, Academia, entidades estatais e organizações especializadas.

O INESC TEC, através do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL), marcou a sua presença na componente expositiva, com a apresentação de uma série de casos de sucesso de valorização de tecnologias do Instituto, alicerçadas em direitos de propriedade intelectual e que resultaram de vários projetos, designadamente “iLoF”, “iHand U”, “Safecloud”, “Fibersensing”, “ePredator” e “WeSENSS”.

Daniel Vasconcelos, responsável do SAL e Embaixador para Portugal do European IPR Helpdesk (um programa da Comissão Europeia de apoio de primeira linha e pro-bono a PMEs para o uso de Direitos de Propriedade Intelectual), destaca a importância deste evento para o INESC TEC. “Os direitos de Propriedade Intelectual são de uma enorme importância nos processos de transferência e valorização da tecnologia. Para uma entidade com o perfil do INESC TEC, foi com entusiasmo que aceitamos o convite do INPI para apresentarmos, através de um expositor digital, alguns casos reais e nacionais de como as patentes permitem criar empresas, postos de trabalho, riqueza e impacto na sociedade. O INESC TEC é uma referência nacional e europeia na área, tendo por isso uma responsabilidade de contribuir e continuar o caminho de excelência na gestão da sua Propriedade Intelectual”.

“A inovação dos setores público e privado”, “Contrafação na era digital”, “O desafio dos mercados globais” ou “O futuro das organizações em matéria de Propriedade Intelectual” foram alguns dos temas debatidos ao longo do dia, numa sessão que contou com intervenções de diferentes especialistas na área, tais como Daren Tang, Diretor Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Christian Archambeau, Diretor Executivo do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia, e António Campinos, Presidente do Instituto Europeu de Patentes. Outras presenças oficiais incluíram o Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

O colaborador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal